Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Junho de 2023 às 18:06
Por: Jolismar Bruno - Especial para o GD

    Imprimir


Junho já está acabando, mas as quermesses que alegram e divertem aqueles que aguardam o ano todo por esta época continuam. Nos festejos em comemoração a São João são comuns a queima de fogos, que devem ser feitas com bastante cuidado para evitar acidentes. Corpo de Bombeiros faz orientações aos festeiros na hora de manusear explosivos.

Em entrevista ao programa Cidade Alerta Mato Grosso, o capitão do Corpo de Bombeiros Vilas Boas destacou que nesse período crescem as chamadas para ocorrências de queimaduras.

Primeira orientação dada pelo capitão é que o manuseio dos fogos de artifício seja feito por uma pessoa adulta e que leia todas as instruções descritas na embalagem.

Reprodução/TV Vila Real

Capitão Vilas Boas

Posição dos fogos na hora de acender também é imprescindível para segurança.

“É muito comum a pessoa colocar na posição contrária. Tem que prestar bastante atenção!”, disse. A utilização de anteparos também é outra recomendação deixada por Vilas Boas.

É importante que a queima dos fogos de artifício seja feita lugar com bastante espaço e não em locais onde há casas e risco do material explodir e causar acidentes em casos de falhas na hora da queima.

Com relação às tradicionais fogueiras de São João, Vilas Boas destacou que o fogo no ambiente urbano é proibido por lei. No entanto, por ser uma manifestação religiosa e cultural, as fogueiras podem ser feitas desde que tomados todos os cuidados necessários, como procurar locais que não tenham nenhum tipo de vegetação ou folhagem seca e longe de agentes acelerantes, gasolina, álcool, por exemplo.

Cabe destacar que em Cuiabá é proibido o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampido em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados. O descumprimento pode gerar multa de R$ 2 mil.

Veja entrevista completa;





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460441/visualizar/