Cuiabanos estão dispostos a gastar mais, aponta pesquisa Nos subíndices, os dados apontam que apenas o Emprego Atual apresentou recuo, mas cresceu a perspectiva de consumo
Os consumidores continuam com disposição para o consumo em Cuiabá. Pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias do mês de junho registrou avanço de 4% sobre o mês anterior, somando 88,6 pontos. O levantamento é da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e observou o quinto aumento consecutivo.
Conforme analise do IPF-MT (Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso), o índice atingia 73,9 pontos no início do ano. Já no comparativo com o mesmo período do ano passado, o avanço chega a 14,47%, quando o índice pontuava 77,4 pontos.
Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o índice atual em Cuiabá mostra uma expansão de longo prazo e um crescimento consistente no consumo das famílias, o que é um dos fatores mais importantes na dinâmica econômica.
Alerta de emprego e consumo positivo
Nos subíndices, os dados apontam que apenas o emprego atual apresentou recuo, de 0,8%, menor intensidade do que os 3,4% registrado em maio. Apesar da diminuição, a perspectiva profissional para os próximos seis meses avançou 3,38%, ante ao mês anterior, revelando que 51,8% das famílias possuem uma expectativa de melhora profissional.
Wenceslau Júnior justifica que o recuo no emprego, observado nos últimos dois meses, ainda, não se torna preocupante devido as condições macroeconômicas do momento, porém, pode se tornar um alerta caso continue a tendência.
Com relação à Perspectiva de Consumo, o componente apresentou maior variação positiva (9,8%), seguido do Nível de Consumo Atual (+8,9%) e da Compra a Prazo – Acesso ao crédito (+7,3%). Já o que avalia a Renda Atual cresceu 2,46% no comparativo mensal, com 45,6% das famílias participantes da pesquisa demonstrando avaliação de renda melhor no mês atual do que no mesmo período de 2022.
Conforme o presidente, o subíndice revela um crescimento do acesso ao crédito e à perspectiva positiva em relação à renda são muito importantes para a continuidade do consumo e, consequentemente, de uma economia aquecida.
Comentários