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‘Irmandades sustentam festas de São Benedito’, afirma historiador
Baixada cuiabana é marcada por diversas manifestações religiosas a santos padroeiros, entre um dos mais populares, São Benedito. Não somente nas cidades cuiabanas, mas também como em todo país, o santo negro é motivo de fé de muitas famílias que manifestam a gratidão ou adimiração de inúmeras maneiras. Por aqui, através das tradicionais festas de santo. Neste sentido, o Gazeta Digital preparou uma série de reportagens que trata sobre as festas de santo de São Benedito na baixada cuiabana.
Segundo o historiador Suelme Fernandes, as festividades a São Benedito surgiram a partir de irmandades que são as idealizadoras das festas em louvor ao santo até os dias atuais.
Divulgação
![Suelme Fernandes](https://www.gazetadigital.com.br/storage/webdisco/2020/08/14/313x235/185db40aeaccb7ac89e6738ce83d8f98.jpg)
“A festa de São Benedito precisa ser entendida dentro de um contexto do período colonial que se chama as irmandades religiosas que eram intituições de confraternização, solidariedade entre pessoas e segmentos da sociedade colonial, como os negros escravizados. As irmandades que sustentavam as festas de São Benedito no Brasil Colonial”, afirma.
A tradição das irmandades é mantida até os dias atuais. Uma dos mais antigos templos da igreja católica em Mato Grosso é a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizada na região central de Cuiabá e que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan). Conforme Suelme Fernandes, a construção da igreja não foi voltada apenas para manifestações religiosas, mas também era uma forma de resistência, principalmente dos negros escraviodos, que construíram o templo.
Reprodução/Instagram
![sao benedito](https://www.gazetadigital.com.br/storage/webdisco/2023/01/17/313x235/a06594e019071d7f4dc997b011823be3.jpg)
“A irmandade de São Benedito era instituída, tinha regimento e formalização prática por parte da igreja. [A irmandade] Servia para sustentar todo processo de resistência africana e afro descente aqui no pantanal. Compartilhar entre os presentes, distribuir alimentos principalmente, por isso a festa tem bastante alimentos. Era uma estratégia de fraternidade e resistência de luta contra a escravidão negra no Brasil. Era uma instituição muito importante e se expandiu por todo pantanal”, explicou
Marcos Amaral Mendes, em sua defesa de mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também pontua a grandeza da irmandade de São Benedito e o regimento administrativo.
“A Irmandade de São Benedito, gestora do território, era regida por uma mesa administrativa, que estabelecia regras de acesso e permanência, procurando legitimar a existência do grupo através do culto ao orago”.
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