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Economia
Terça - 04 de Julho de 2023 às 18:31
Por: Por G1 MT

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Gabi Braz TV Centro América
Mais de 33% das empresas têm vagas em aberto para a área comercial e de vendas em Cuiabá — Foto: Marcus Mesquita/Prefeitura de Cuiabá
Mais de 33% das empresas têm vagas em aberto para a área comercial e de vendas em Cuiabá — Foto: Marcus Mesquita/Prefeitura de Cuiabá

Mais de 33% das empresas têm vagas em aberto para a área comercial e de vendas em Cuiabá, de acordo com uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital, divulgado nesta terça-feira (4).

A falta de mão de obra qualificada (47,20%), seguida pela pouca procura de interessados (14,20%) por emprego formal são os principais motivos dessa dificuldade.

A pesquisa entrevistou 120 empresários de diversas atividades empresariais de comércio (64,90%) e de serviços (35,10%). Deste total, 64,90% responderam que o quadro de colaboradores está completo e 33,30% disseram que está incompleto. Das empresas com o quadro incompleto, 70% delas estão com vagas de empregos em aberto.

O setor de serviços lidera a economia no estado com 34,21% de empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), seguido de perto pelo comércio (27,27%); agropecuária (17,26%), indústria (15,75%) e construção (5,51%). No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo gerado de empregos formais apresentou crescimento de 5,90%.

Em Cuiabá, o cenário continua aparecido com o panorama do estado. Os serviços e comércio predomina ainda mais, com serviços na liderança, com 56,48% empregos e o comércio, com 24,94%.

Em Mato Grosso, as empresas enfrentam dificuldades em contratar novos funcionários para ocuparem vagas na função de vendedores, instrutores, profissionais para áreas de limpeza e depósito, açougueiro, balconista, eletricista automotivo, motorista, auxiliar administrativo, auxiliar de vendas, cabeleireiro, manicure, gerente e outros.

A pesquisa apontou que o tempo em que a respectiva vaga se encontra em aberto está com média de pelo menos 54 dias, sendo acima de 60 dias (12,10%), de 31 dias a 60 dias (27,30%), de 16 dias a 30 dias (21,20%), até 15 dias (15,20%), porém 24,20% não souberam dizer o período exato.

Em Mato Grosso, as empresas enfrentam dificuldades em contratar novos funcionários — Foto: Renê Dióz / G1

Em Mato Grosso, as empresas enfrentam dificuldades em contratar novos funcionários — Foto: Renê Dióz / G1

As estratégias do empregador tem sido diversas para tentar atrair pessoas para ocuparem as vagas em aberto, tendo como destaque principal à melhora de remuneração (27,80%), seguido por conceder mais prêmios e/ou benefícios (21,90%), melhor flexibilidade de horário (17,20%), carga horária diferenciada (16,60%), possibilidade de home office (1,80%), outros (9,50%) e apenas 5,20% disseram ainda não ter uma estratégia.

Em relação às políticas de remuneração da empresa, 29,20% dos empregadores afirmaram afirmou que tem adotado melhores benefícios, gratificações, prêmios, comissionamento, salário acima da média de mercado, planos de incentivos e metas, divisão de lucros, entre outros.

Entre os motivos para manter os funcionários satisfeitos, a pesquisa mostrou que as premiações aparecem como as principais, com 22,30%, seguido de treinamento/capacitação (21,20%), benefícios (20,70%), plano de cargos e salários (16,20%), flexibilidade de horário (10,60%), outros (6,70%) e 2,20% das empresas não têm feito nada de diferente.





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