Congestionamentos travam principais avenidas de acesso à Várzea Grande (MT) nesta sexta-feira O trânsito ficou lento na Avenida da FEB por causa do andamento das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT, na sigla em inglês).
Congestionamentos travaram as principais avenidas de acesso à Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (7). (Veja os pontos mais críticos abaixo).
O trânsito ficou lento na Avenida da FEB por causa do andamento das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT, na sigla em inglês).
O ponto mais crítico e que exige atenção dos motoristas é a Avenida da FEB, de acordo com a Guarda Municipal.
Mais cedo, um acidente com vítima foi registrado na rotatória do Zero Km na cidade.
Único local que melhorou foi na Ulisses Pompeu. Já na parte da frente do aeroporto sentido Cuiabá tem uma reforma em um ponto de ônibus, o que afetou o trânsito do local, segundo a Guarda.
Ao g1, a prefeitura de Várzea Grande informou que, mesmo existindo outros dois grandes corredores de interligação entre a capital e a região metropolitana, eles não comportam todo o trânsido que chega, em média, a cinco mil veículos por hora em horários de pico.
A administração também ressaltou que foi pedido ao governo estadual que as obras do BRT sejam realizadas durante a noite, porém, a grande maioria das intervenções ocorrem durante todo o dia, o que afeta o trânsito da região.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou apenas que está sendo realizada a concretagem dos canteiros centrais, mas não respondeu porque as obras ocorrem durante o dia, e não à noite, quando há menos fluxo de veículos.
Os três corredores são FEB; Rodovia Mário Andreazza e Rodovia Dr. Paraná, de acordo com a prefeitura.
"Com mais de 250 mil veículos registrados apenas em Várzea Grande, mais outros 350 mil registrados em Cuiabá, passamos a ter problemas de estrangulamento no trânsito. Novas rotas alternativas têm sido definidas com atuação de técnicos e engenheiros de tráfego, mas é preciso levar em consideração que nem todas elas comportam um trânsito desta magnitude," disse a assessoria da prefeitura.
As obras de recuperação da Avenida da FEB, que se encontravam paralisadas desde 2014 e que muitos transtornos e prejuízos já causaram a cidade e sua população, só podem ser resolvidas a partir destas intervenções, segundo a prefeitura.
Veja os pontos críticos no trânsito
- Congestionamento na rotatória do Zero Km. Avenidas Ulisses Pompeu, prefeito Murilo Domingos e João Ponce de Arruda.
- Congestionamento na Av da FEB no sentido Cuiabá e lentidão no sentido Zero Km.
- Lentidão na Dom Orlando Chaves sentido Cristo Rei.
- Congestionamento na Av Artur Bernardes, lateral do shopping sentindo aeroporto.
- Congestionamento na Av Ulisses Pompeu, rotatória do bairro figueirinha sentido Zero Km
- Congestionamento na Mario Andreazza no sentido Cuiabá.
- Congestionamento na estrada da guarita com a Av Mario Andreazza.
- Lentidão na alameda Júlio Muller para quem vem dos bairros Aurília Curvo, Noíse Curvo e segue no sentido rotatória da ponte Sérgio Mota.
- Congestionamento rua vereador Abelardo com a FEB.
VLT x BRT
BRT x VLT — Foto: Governo de MT/Reprodução - Edson Rodrigues/Secopa
O VLT foi projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e foi marcado pela corrupção e entraves judiciais. A obra paralisada possui 22 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Várzea Grande.
Em dezembro de 2014, as obras foram interrompidas. Em 2018, o governo do estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e, depois, decidiu substituir o modal pelo BRT. Já em dezembro do ano passado, o governo começou a retirar as estruturas que serviriam de suporte para o VLT em Várzea Grande.
As obras do projeto, que deveria ter ficado pronto oito anos atrás, já custou mais de R$ 1 bilhão.
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