Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 10 de Julho de 2023 às 06:39
Por: Por Caroline Mesquita, g1 MT

    Imprimir


Mato Grosso é o 10° estado do país com maior número de cervejarias. Segundo o Anuário da Cerveja no Brasil, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o estado possui 23 cervejarias registradas. Os dados são referentes ao ano de 2022.

De acordo com a pesquisa, Mato Grosso teve um aumento de 360% no número de cervejarias. Em 2020, o estado tinha apenas 5 empresas registradas e, dois anos depois, em 2022, esse número subiu para 23.

Da região Centro-Oeste, o estado é o segundo, ficando atrás somente de Goiás com 40 cervejarias. Depois vem o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.


Mato Grosso é o 10° estado com o maior número de cervejarias — Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Mato Grosso é o 10° estado com o maior número de cervejarias — Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

🍻A pesquisa também mostra que Mato Grosso tem uma cervejaria a cada 155.097 habitantes. O estado fica em 8° lugar no ranking de densidade cervejeira. Das unidades federativas da região Centro-Oeste, Mato Grosso aparece em primeiro lugar.

Além disso, o estado possui 265 produtos diferentes registrados no Mapa. Uma média de 11,5 produtos por estabelecimento.

O registro desses estabelecimentos autoriza o funcionamento, considerando a atividade e linha de produção, bem como a capacidade técnica e condições higiênico sanitárias. Segundo o relatório do Mapa, entende-se por cervejaria, o estabelecimento produtor e envasador de cerveja que disponha de instalações, equipamentos e capacidade técnica para a execução destas atividades.

A pesquisa mostra que há também o formato de produção sob contratação, conhecido como “cervejaria cigana”. Não são estabelecimentos passíveis de registro no Mapa por não disporem da infraestrutura necessária.

Essas empresas contratam estabelecimentos registrados no Mapa para que realizem todas as etapas de elaboração, envase e registro dos produtos, de forma que o estabelecimento contratado para estas operações é que será de fato o detentor e responsável pelo produto perante o Mapa. Por isso, as "cervejarias ciganas" não são contabilizadas no anuário.

Geração de empregos no setor

O relatório mostra que o estado gerou mais mil empregos no setor — Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

O relatório mostra que o estado gerou mais mil empregos no setor — Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

🍻Mato Grosso também ficou em 10° lugar no ranking dos estados com maior geração de empregos no setor. Ao todo foram 1.052 empregos no ano passado. O estado representa 2,5% do total de empregados gerados na área.

Segundo a pesquisa, para verificar a situação foram utilizados os dados do Novo Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

O relatório explica que os empregos gerados nas fábricas de cerveja resultam em empregos diretos e indiretos em toda a cadeia do setor, seja com insumos, máquinas e equipamentos, a montante, com a distribuição e comercialização em supermercados, bares e restaurantes, além de outras atividades do setor como serviços, consultorias e educação cervejeira.

Brasil

Brasil possui 1.729 cervejarias registradas no Mapa — Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Brasil possui 1.729 cervejarias registradas no Mapa — Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

🍻Em todo o Brasil, existem 1.729 cervejarias registradas no Mapa. Em 2022, o número de estabelecimentos aumentou 11,6%, em relação a 2021. No entanto, em números absolutos, o crescimento registrado em 2022, com 180 novos estabelecimentos, supera o visto em 2021, com 166 novas cervejarias registradas. A média do Brasil é de uma cervejaria registrada para cada 123.376 habitantes.

Importação e exportação

Em 2022, o Brasil importou produtos de 21 países, totalizando 4.897.234 kg. Esta é menor quantidade importada desde 2011. Em 2021, foram 18.406.249 kg importados. Segundo a pesquisa, essa redução no quantitativo de cerveja importada, provavelmente pode ser explicada pela maior oferta de produtos nacionais.

O preço médio da cerveja importada foi de 0,87 US$/Kg e os principais países que o Brasil importa são a Bélgica, Alemanha e Estados Unidos.

Em relação a exportação, o Brasil representa uma expansão de mercado de 11,3%, com exportação para 79 países. No total foram 200.588.542 kg exportados em 2022. Já em 2021, as cervejas brasileiras foram exportadas para 71 países, porém, um total de 241.116.776 kgs. Um decréscimo de 16,8% em um ano.

Paraguai, Bolívia, Argentina foram os países que compraram mais cervejas brasileiras. O Paraguai foi o principal destino, com 62,3% de toda a cerveja exportada pelo Brasil.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460632/visualizar/