Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 13 de Julho de 2023 às 10:16
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Mapa estabeleceu calendário de plantio da soja de 16 de setembro a 24 de dezembro de 2023
Mapa estabeleceu calendário de plantio da soja de 16 de setembro a 24 de dezembro de 2023

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, no começo da semana), a Portaria nº 840, que estabelece os calendários de semeadura de soja referente à safra 2023/24 para 21 unidades da Federação.

Mato Grosso, maior produtor da oleaginosa no País, deve seguir a recomendação e plantar o grão da nova safra entre 16 de setembro a 24 de dezembro deste ano.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação Social, disse que não foi consultado.

Nas duas últimas safras, o período para plantio do grão ia até 3 de fevereiro. Antes, o calendário terminava em 31 de dezembro.

O calendário de semeadura é adotado como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário, com objetivo de reduzir ao máximo possível o inóculo da ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura.

A medida, implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no seu controle.

Em relação aos períodos dos calendários estabelecidos na safra anterior, as alterações para essa nova safra levaram em consideração a análise dos dados relativos ao levantamento do Consórcio Antiferrugem, que detectou expressivo aumento nos relatos da ferrugem asiática da soja na safra 2022/23, em função do regime de chuvas ocorrido à época, conforme dados divulgados pela Embrapa Soja.

Como parte das estratégias de manejo da ferrugem asiática da soja, visando minimizar eventuais prejuízos aos sojicultores e aos demais atores envolvidos na cadeia produtiva da soja, a Secretaria de Defesa Agropecuária adotou um período limitado de 100 dias corridos para os calendários de semeadura em todos os estados produtores de soja, conforme recomendação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o propósito de se evitar epidemias severas da doença durante a safra.

O Mapa reforçouo alerta emitido em abril sobre a necessidade de um esforço conjunto por parte tanto dos produtores, quanto dos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetais de cada unidade da Federação quanto à revisão das finalidades e da quantidade de autorizações relativas aos cultivos em caráter excepcional.

A ferrugem asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico.

Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460681/visualizar/