Sistema de irrigação é destaque entre pequenos agricultores de MT Mais de 90 kits foram distribuídos a 306 agricultores nos municípios de Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra e Nova Brasilândia
Mais de 300 pequenos agricultores de Mato Grosso estão conseguindo aumentar a renda ao implantar sistema de irrigação. Um do exemplos vem de Nova Brasilândia, a 223 km de Cuiabá. Por lá, Ângela Maria Tavares, produtora da Agricultura Familiar, conseguiu melhorar a produção de maracujá.
Irrigação na pequena agricultura. (Foto: Lucas Diego/Seaf-MT)A agricultora já pensa, inclusive, em aumentar a área, que hoje é de um hectare, para um hectare e meio e, assim, ampliar a produção da fruta. Ângela conta que, no período de um ano e sete meses, a renda da família foi somente da venda de maracujá nos mercados da região e da produção de polpa que comercializa para os vizinhos.
Um projeto piloto, desenvolvido pelo governo do estado, com o apoio da Empaer (Assistência e Extensão Rural) e prefeituras, foi feito um investimento de R$ 22 milhões e a distribuição de 98 kits de irrigação e beneficia 306 pequenas propriedades nos municípios de Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra e Nova Brasilândia.
O objetivo é incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, fruticultura, mandioca, apicultura, piscicultura e turismo rural.
Comentários