Lúdio defende câmeras: “Problema gravíssimo na Segurança” O deputado acredita que o equipamento ajudaria a diminuir mortes durante confrontos policiais
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) defendeu a instalação de câmeras nas fardas dos agentes de segurança do Estado.
O projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa desde fevereiro de 2022, segue exemplo do que já é feito em estados como São Paulo, Rondônia e Santa Catarina.
O objetivo, segundo a matéria, seria registrar as ocorrências em áudio e vídeo, além de inibir práticas criminosas.
“Sou a favor da presença das câmeras nas fardas dos policiais, porque é o único servidor público que tem o poder de atuação armado e a câmera assegura a segurança do próprio servidor”, afirmou em entrevista ao MidiaNews.
Em 2021, o Governo do Estado chegou a encomendar um estudo para levantar dados sobre eficiência e se traz de fato transparência nas ações de segurança.
No entanto, o governador Mauro Mendes (União) já se manifestou contra a implementação do equipamento, que classificou como “ineficiente”.
Já o deputado acredita que as câmeras seriam um mecanismo importante para diminuir os crescentes casos de mortes durante confrontos policiais.
“Nós estamos vivendo um problema gravíssimo na Segurança Pública em vários estados, com mortes de policiais e da população. E as câmeras são um mecanismo para proteger o bom policial no exercício do trabalho”, disse.
O projeto já passou por dois substitutivos integrais apresentado por parlamentares contrários às câmeras. No momento, está travada Comissão de Segurança Pública e Comunitária.
Comentários