PT define nome para Prefeitura em novembro; federação chancela Barranco diz que PT segue recomendações da nacional; Stopa também será nome a ser analisado
O deputado estadual Valdir Barranco afirmou que o PT definirá até novembro um candidato para concorrer à Prefeitura de Cuiabá em 2024.
Segundo ele, os principais nomes para a disputa são a ex-deputada federal Rosa Neide e o deputado estadual Lúdio Cabral.
Barranco explica que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, pressiona a sigla municipal por um nome à disputa. Dessa maneira, o partido decidiu acelerar a decisão.
Após essa decisão, os nomes serão colocados para discussão na federação formada pelo PT com PV e com o PCdoB. Pelo PV, o nome do atual vice-prefeito José Roberto Stopa deve ser apresentado.
“O PT está buscando seguir a recomendação da Gleisi de até outubro, no mais tardar novembro, definir quem será o candidato ou candidata na Capital, para colocar na mesa de negociações com a federação”, explicou.
“Temos dois nomes, que são da Rosa Neide e do Lúdio Cabral. A tarefa do diretório Municipal é definir qual a estratégia, para não retardemos essa discussão para o ano que vem e, depois, abrir para outros partidos que não compõem a federação”, acrescentou.
O deputado ainda disse que, embora Rosa Neide não tenha sido reeleita deputada federal, está “legitimada” para uma nova disputa devido à quantidade de votos que teve. Ela foi a federal mais votada em 2022, mas por conta da contagem de votos do sistema proporcional não conseguiu se reeleger
Barranco também afirmou que a ex-deputada seria uma forte rival ao pré-candidato a prefeito e atual deputado federal Abílio Junior (PL).
“Ela está legitimada, foi a candidata mais votada com 125 mil votos, sendo 25 mil em Cuiabá. Foi a que teve o maior percentual, nem o Abílio, que foi candidato a prefeito, teve a votação que ela teve. Rosa Neide tem um trabalho prestado muito relevante para Cuiabá, é moradora da capital há 20 anos”, completou.
Comentários