Vídeo mostra motorista de prefeito recebendo dinheiro em carro Empresário entregou filmagem ao MPE, que fez operação contra o prefeito Manoel Loureiro Neto
Um vídeo obtido pelo MidiaNews mostra o empresário Alessandro Souza de Carvalho entregando dinheiro ao motorista particular do prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB), de Diamantino, que foi alvo de operação do Ministério Público Estadual (MPE) no último dia 15.
As imagens fazem parte da denúncia que o empresário fez ao MPE. Ele é dono da Construtora Monte Alto, e acusou o Manoel Neto de exigir propina de 10% sobre os pagamentos feitos à empresa, que tinha contratos com a prefeitura.
O vídeo, segundo Alessandro, foi gravado no dia 29 de dezembro do ano passado. Nele, é possível ver Alessandro entregando um maço de dinheiro para o motorista do prefeito, Fernando Tenório Cavalcante dos Santos - que também foi alvo da operação e teve o sigilo bancário quebrado pela Justiça.
O vídeo mostra o empresário saindo de um carro da marca Fiat e se dirigindo a um carro branco, da montadora Jeep. Lá, ele cumprimenta um homem que seria Fernando. "Só na paz", diz o motorista.
O empresário pede para o motorista subir os vidros do carro e entrega o maço de dinheiro em suas mãos.
"Fecha o vidro. [inaudível] Não pode [inaudível] na frente aos outros, não. [...] Eu estava na Caixa... Pegado lá”, disse o empresário, fazendo referência ao saque do dinheiro.
O motorista então responde: "Eu vou lá, depositar logo”. O empresário o interpela: “Hoje não têm banco”, disse, se referindo ao recesso de fim de ano.
“Mas deposito normal”, respondeu o motorista.
O empresário então sinaliza que deixará o carro, e se despede do motorista. “Feliz ano novo para você, Fernandão. Um abraço, meu peixe”, disse.
Veja o vídeo abaixo:
A decisão
Por conta das acusações do empresário, o Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), do MPE, deflagrou no último dia 15 a Operação Avaritia, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa, consultório e no gabinete do prefeito de Diamantino. Seu motorista também foi alvo da operação.
Na decisão em que autorizou as buscas, o desembargador Rondon Bassil Dower Filho, da Turma de Câmaras Criminais Reunidas, destacou as denúncias feitas pelo empresário. Em um dos trechos, ele menciona os vídeos.
“Para corroborar suas declarações, o comunicante apresentou, entre outros elementos, [...] vídeo em que o Prefeito confere o dinheiro entregue pelo comunicante no consultório médico daquele; e vídeo em que certa quantia é entregue nas mãos do segundo representado, que se compromete a depositá-la em favor do Prefeito naquele mesmo dia, 29.12.2022”, consta na decisão.
Alessandro ainda apresentou ao MPE conversas de WhatsApp com o prefeito e até áudios entre os dois, em que eram ajustados os dias e horários para o recebimento da suposta propina.
Comentários