De Fortaleza, prefeito pede propina de 10% a empresário; ouça Alvo de operação , Manoel Neto é acusado pelo MPE de exigir propina de dono de construtora
Um áudio obtido com exclusividade pelo MidiaNews revela um novo pedido de propina feito pelo prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB), de Diamantino, em dezembro do ano passado (ouça abaixo).
Não, pode passar o valor que é, né. O que a gente combinou pode passar pra ele, que ele faz imediatamente, ele faz isso pra mim
Apesar de estar em férias, em Fortaleza (CE), por dois dias ele conversa por aplicativo de mensagens com o empresário Alessandro Souza de Carvalho, da construtora Monte Alto, e pede dinheiro, segundo o Ministério Público Estadual (MPE), que deflagrou uma operação contra o prefeito no último dia 15.
No dia 28 de dezembro, o prefeito diz: “Dando certo (o pagamento da nota fiscal pela prefeitura) já te aviso. E daí você consegue o documento pra mim?”.
“Sim”, reponde o empresário. “Daí entrega pro Fernando Tenório (motorista). Só ligar pra ele e combinar”, diz o prefeito.
No dia seguinte, o empresário diz ao prefeito que não recebeu o pagamento da nota fiscal. E o prefeito responde: “Vou ver aqui”.
Depois de quase duas horas, o prefeito envia um comprovante de transferência com o pagamento. “Foi TED. Agora eu aguardo você passar hoje pro Fernando tá”, diz Manoel Neto.
Segundo as investigações, a Prefeitura de Diamantino fez uma transferência de R$ 45.792,42 para a construtora.
Em seguida, em uma ligação telefônica, o prefeito pede ao empresário que entregue ao seu motorista o valor correspondente a 10% do valor recebido.
Segundo as investigações do MPE, o empresário faz a entrega do valor ao motorista de Manoel Neto, conforme reportou o MidiaNews nesta segunda-feira (leia a reportagem AQUI)
Ouça o áudio abaixo:
Confira a transcrição:
Empresário: Falei com ele agora, Neco;
Prefeito: Opa, fala aí;
Empresário: Falei com o Fernando agora, só tô acabando...eh eh...entrega quantos documento pra ele lá?
Prefeito: Ah tá, como que vai fazer? Você leva até lá ou ele...?
Empresário: Eu levo até lá, eu já tô indo pra Diamantino já.
Prefeito: Tá bom, combinado.
Empresário: Quantos que passa pra ele?
Prefeito: Oi?
Empresário: Que valor que passa pra ele lá do documento?
Prefeito: Não, pode passar o valor que é, né. O que a gente combinou pode passar pra ele, que ele, que ele, ele faz imediatamente, ele faz isso pra mim.
Empresário: Uh hm. Então pode passar pra ele lá né?
Prefeito: O que você vai fazer? Você recebeu acho que quarenta e....Quarenta e oito, quarenta e cinco....
Empresário: Quarenta e cinco líquido.
Prefeito: Quatro e meia você consegue?
Empresário: Quanto? Quanto?
Prefeito: Quatro e meio né.
Empresário: Consigo. Eu passo lá pra ele então. Já eu já combinei com ele aqui.
Prefeito: ...quatro e quinhentos...
Empresário: Eu já combinei com ele;
Prefeito: Está bom.
Empresário: Tá? No máximo meia hora está na mão dele lá Nequinho.
Prefeito: Não, tranquilo.
Comentários