Município de MT decreta situação de emergência por falta de chuva De acordo com levantamento da Defesa Civil, não chove há mais de 120 dias no município
Moisés dos Santos, prefeito de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, decretou situação de emergência, em razão da falta de chuvas no município. De acordo com o documento, as chuvas que ocorreram entre os meses de novembro de 2022 e abril de 2023 foram insuficientes para abastecer os rios e poços de comunidades rurais.
Gado sofre com a falta de água em Juscimeira. (Foto: Defesa Civil de Juscimeira)Com a chegada da estiagem a partir de junho deste ano, e sem chuva há cerca de 120 dias, a situação de seca se agravou em algumas comunidades rurais. Na semana passada, a Defesa Civil do município fez um levantamento e descobriu que mais de 560 moradores de assentamentos estavam enfrentando dificuldades em razão da falta de água.
O decreto, assinado na última quinta-feira (24), considera a situação especialmente dos assentamentos Santo Expedito, Geraldo Pereira de Andrade e 17 de março.
A situação atinge os pequenos produtores que sobrevivem da agricultura familiar, pecuária de leite e produção de hortifrutigranjeiros. Com o decreto, a administração pública visa conseguir recursos para promover o abastecimento dessas comunidades com caminhões-pipa e água potável.
De acordo com a chefe da Defesa Civil Municipal, Camila Dias, a prefeitura pretende fazer a distribuição de cestas básicas e água mineral para ajudar essas famílias em vulnerabilidade.
Comentários