Após 4 safras crescentes, produção de soja apresenta queda em MT Em Mato Grosso, o consumo interno é projetado com uma demanda de 12,43 milhões de toneladas
A produção de soja – na safra 2023/24 – deve ser 3,39% menor do que a produção de 2022/23, em Mato Grosso. A perspectiva consta no relatório do Projeto Rentabilidade no Meio Rural de Mato Grosso, divulgado neste mês de agosto. Atual produção é estimada em 43,78 milhões de toneladas.
Perspectiva é de que da produção de soja em MT. (Foto: Assessoria/Governo MT)A redução é prevista principalmente devido à estimativa atual de menor produtividade para a safra. A redução de produção vem após quatro safras de crescimento seguidos.
Exportação e comercialização
O relatório aponta foi observado avanço de 0,76% nas exportações da oleaginosa, estimada em 27,32 milhões de toneladas.
Em Mato Grosso, o consumo interno é projetado com uma demanda de 12,43 milhões de toneladas, recuo de 3,79% ante a safra anterior.
No mercado interestadual, está prevista uma queda de 11,85% em comparação com a safra anterior, estimando-se uma produção de cerca de 4,24 milhões de toneladas.
O número é justificado por a safra brasileira 2022/23 ter alcançado recordes de produção devido aos avanços nos principais estados produtores.
Comentários