Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 04 de Setembro de 2023 às 13:36
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


A agropecuária e a indústria de Mato Grosso foram os setores que mais contribuíram para o saldo positivo na geração de empregos em todo o Estado no mês de julho. Informações copiladas pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que foi registrado saldo de 6.214 empregos formais.

Do total observado em julho, agropecuária gerou 1.991 empregos formais e outros 1.578 empregos formais foram gerados pela indústria. Na Indústria, por exemplo, 51% das vagas vieram da atividade de reparação e fiação de fibras de algodão, com 799 vagas e 36% empregos gerados pelas indústrias de abate e produção de carne. Em comparação com o período anterior, quando foram gerados 1,20 mil empregos formais, a indústria foi responsável por 31,28%. Além da indústria, serviços com 1.190, da construção, 921 e o setor do comércio, com 534.

O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, acredita que o bom desempenho do setor industrial é reflexo dos investimentos empresariais observados no Estado. Conforme ele, a indústria mato-grossense é uma das que mais cresce em todo o País. Levantamento da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pontua um crescimento de 10,5% na produção industrial do Estado.

Sobre o setor de algodão, a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Têxteis, de Fiação e Tecelagem do Estado de Mato Grosso (Sinvest/MT), Cristina Margonato, acrescenta que o Estado é o maior produtor da matéria-prima no Brasil. “Aproveitando disso, a indústria de fiação obtém ótimos resultados”.

No entanto, ela destaca que alguns impasses que dificultam o crescimento do setor, como a distância dos grandes centros consumidores. “É por isso que precisamos dos incentivos fiscais para estimular a indústria, não devemos parar apenas na produção da matéria-prima, mas devemos fechar toda a cadeia produtiva do vestuário, com o algodão, fiação, tecelagem, tinturaria e confecção. Estamos perdendo a oportunidade de promover uma grande industrialização em Mato Grosso”, concluiu.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461364/visualizar/