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Terça - 05 de Setembro de 2023 às 07:33
Por: Redação Primeira Página

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As obras do BRT (Ônibus de Transporte Rápido) na região metropolitana enfrenta mais uma dificuldade. Desta vez, a Prefeitura de Várzea Grande pede ao Governo do Estado alteração nas obras já em execução. O Executivo municipal atendeu a pressão dos comerciantes para que as obras sejam desviadas da Avenida Couto Magalhães, considerada a principal do setor de comércio.

Obras do BRT na Couto Magalhães. (Foto: Michel Alvim/Secom-MT)Prefeitura de Várzea Grande barra obras do BRT na Couto Magalhães. (Foto: Michel Alvim/Secom-MT)

As obras já tinham autorização da administração municipal. No entanto, nesta segunda-feira (4), o prefeito Kalil Baracat apresentou ao governador Mauro Mendes (União) um pedido de alteração nas obras já em andamento. As obras na Avenida Couto Magalhães estavam previstas para começar em setembro e a conclusão em novembro, ou seja, a tempo dos comerciantes aproveitaram as vendas de Natal.

O prefeito apresentou 3 alternativas ao governador:

  • a primeira delas, que é continuar com o BRT entrando pela Couto Magalhães, porém, fazendo só um reforço da pista e levando ao Terminal André Maggi;
  • a outra possibilidade é levar os trilhos até a Avenida João Ponce de Arruda e descendo pela Filinto Müller, entrando no Terminal André Maggi e retornando pela Filinto Müller;
  • a terceira possibilidade seria de construir o Terminal do BRT, aonde seria o terminal do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Ao fim da reunião com o governador, o prefeito falou sobre sua preocupação com a engenharia do trânsito em Várzea Grande. Segundo ele, a implantação do BRT vai mudar substancialmente o trânsito no centro da cidade.

As obras na Couto ainda não começaram e segundo o prefeito, estão suspensas.

Procurada, a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) não se manifestou sobre as sugestões do prefeito de Várzea Grande. Porém, ressaltou que até o momento, todas as obras tiveram o aval da prefeitura.


Enquanto isso, as obras do BRT na Avenida da FEB segue em andamento. Já na Avenida Couto Magalhães começariam nesta segunda-feira.

Troca de modal

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi substituído pelo BRT pelo governo do Estado no ano passado. O modal era uma das obras para a Copa do Mundo de 2014, sediada na Capital. À época, o contrato VLT ficou em R$ 1,47 bilhão.

Da obra prevista para cobrir 22 km, com ligação entre Cuiabá e Várzea Grande, apenas 6 km foram concluídos. Desde então, os trechos ficaram abandonados pelas duas cidades.

De acordo com o governo, era inviável dar continuidade na obra após avaliação de estudos técnicos. A justificativa, ainda conforme o Executivo, considerou o modelo BRT por ser mais econômico para a finalização das obras.





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