Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Setembro de 2023 às 18:07
Por: Jolismar Bruno - Especial para o GD

    Imprimir


João Vieira

Cheiro único, cor forte, e gosto incomparável. Essas são algumas das características do pequi, iguaria do cerrado amado por inúmeras pessoas e elemento de receitas típicas da região. Seja com arroz, frango, em doces ou sorvetes, o pequi já começa a ocupar espaço nas bancas das pequenas ou grandes feiras de Cuiabá para comercialização.

Ao percorrer a região central de Cuiabá, é possível perceber muitos ambulantes com seus carrinhos expondo o pequi.

Próximo à estação de ônibus Ipiranga, a reportagem conversou com um comerciante, que informou que o produto está sendo comercializado por R$ 20 a "lata" (cerca de 1 litro).


No ano passado, a reportagem esteve no mesmo local e a "lata" era vendida a R$ 15, ou seja, aumentou 33%.

Chico Ferreira

Chuva da Manga

Além do pequi, a manga e o caju são outros frutos que começam a aparecer nas árvores espalhados pela cidade e nas bancas. A manga é uma fruta com muitos nutrientes como: vitamina A e C, potássio, polifenóis e, além disso, é rica em fibras, sendo uma excelente aliada da saúde. O caju é rico em vitamina C e é um ótimo reforço no sistema imunológico.

2910-caju.jpg

Esses frutos típicos saboreados por muitos mato-grossenses podem ser consumidos de diversas maneiras. Manga e caju podem ser degustados ao natural, em sucos e também em doces tradicionais cuiabanos.

Davi Valle

Mercado do Porto

O Mercado do Porto é outro local onde estes produtos podem ser encontrados. Na feira, há uma variedade de frutas, verduras, legumes e proteínas que o consumidor pode escolher para preparar as refeições.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461508/visualizar/