Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Setembro de 2023 às 18:53
Por: Por G1 MT

    Imprimir


O MultiCulturas encerra no dia 31 de outubro com uma apresentação em praça popular a partir das 19h, na Praça Oito de Abril — Foto: Projeto MultiCulturas
O MultiCulturas encerra no dia 31 de outubro com uma apresentação em praça popular a partir das 19h, na Praça Oito de Abril — Foto: Projeto MultiCulturas

Uma apresentação musical que reúne artistas brasileiros de diversas regiões do país e imigrantes que vivem em Cuiabá será realizada nesse domingo (17), a partir das 16h, no Centro de Pastoral para Migrantes, no Bairro Carumbé, na capital. A ação faz parte da 2ª mostra do projeto MultiCulturas.

O projeto foi idealizado pela violinista Yndira Villarroel. Segundo a violinista, o público vai presenciar com uma seleção musical que apresenta coletâneas brasileiras e dos países de origem dos imigrantes ao projeto.

A proposta foi aprovada no edital Viver Cultura e é realizada em parceria com a Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT).


Ainda de acordo com Yndira, que também é imigrante Venezuelana, é importante dar visibilidade aos imigrantes que trazem uma bagagem cultural e profissional muito grande.

O MultiCulturas encerra no dia 31 de outubro com uma apresentação em praça popular a partir das 19h, na Praça Oito de Abril.

Músicos brasileiros

  • Alaécio Martins (MG)
  • Estela Ceregatti (MT)
  • Alex Teixeira (SP)
  • Samuel Barros (CE)
  • Sidnei Duarte (MT)

Músicos imigrantes

  • Akane Iizuka (Japão)
  • Herminio Nhantumbo (Moçambique)
  • Malaquias Lopes (Guiné-Bissau)
  • Frantzno Saint Victor (Haiti)

Música na escola e na praça

As ações do MultiCulturas vão apresentar, no dia 17 de outubro, estudantes do período noturno da Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos. Dentro desta atividade, está prevista uma palestra sobre imigração.

Segundo Yndira, antes de executar cada música, os imigrantes contarão um pouco sobre seus países de origem e sua história. Como se sabe, muitas pessoas tiveram que deixar seus lares, sua pátria, vítimas de conflitos sociais, econômicos e desastres naturais, por exemplo. A música é uma maneira de fortalecer a autoestima e cultivar as raízes.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461523/visualizar/