Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Setembro de 2023 às 10:41
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


Em Mato Grosso, mais de 5,2 mil famílias deixaram de retirar os valores repassados pelo Programa Bolsa Família (PSF) em maio e, agora, correm o risco de perdê-los.

Para evitar, os beneficiários têm até o dia 27 deste mês para fazer os saques.

O alerta é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Conforme o TCE, os prazos previstos pelo programa correspondem a 120 dias ou quatro meses para o resgate dos benefícios após o depósito.

Assim, considerando os últimos três meses, os próximos vencimentos acontecerão nos dias 27 de outubro, 27 de novembro e 28 de dezembro.

Além de maio, dados da Caixa Econômica Federal, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc-MT), mostram ainda que 5.152 saques deixaram de ser feitos em junho, 5.549 em julho e outros 6.543 em agosto.

Caso o saque não seja realizado no período previsto, o valor será devolvido à União.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf, informou que esses números podem resultar em uma auditoria sobre os registros do Cadastro Único (CadÚnico) no Estado.

“Em um primeiro momento cogitamos que possa ser alguma falha técnica, mas também temos que considerar a má-fé, ou seja, a inclusão desnecessária de pessoas no CadÚnico, que não estão se utilizando deste benefício no momento”, avalia.

Maluf chama a atenção ainda para a necessidade de atualização de dados dos beneficiários no CadÚnico e lembra que recentemente emitiu nota recomendatória sobre o tema ao estado e municípios.

Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461608/visualizar/