Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 22 de Setembro de 2023 às 10:54
Por: Davi Vittorazzi/Mídia News

    Imprimir


A onda de calor que atinge grande parte do Brasil e Mato Grosso requer cuidados para saúde humana, mas os pecuaristas também devem ficar atentos com o rebanho bovino, já que na maioria dos casos, o gado fica exposto ao sol por muito tempo. Pensando nisso, a Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) passa orientações aos produtores.

Febre Aftosa: MT está fora da 1ª etapa e não precisa aplicar vacina em rebanhoRebanho requer cuidados para enfrentar calor intenso. (Foto: Reprodução)

Na região de Cuiabá, por exemplo, o calor deve atingir 42ºC no sábado e domingo, de acordo com previsão da agência Climatempo. O calor intenso é causado pelo fenômeno do El Niño.

Segundo o diretor técnico do Acrimat, Francisco Manzi, o gado sofre severamente com o calor. Ele explica que mesmo os animais que são mais adaptados a essas condições, no caso os zebuínos, tem um desempenho menor, diminuindo a ingestão de alimentos e consequentemente o ganho em peso.

O gado zebuíno, como o Nelore, Brahman, Cangaian, Gir, Guzera, Sindi e Tabapuã, apresentam melhor resistência. Porém, com essas altas temperaturas, o animal que não tiver um ambiente adequado de sombreamento, pode sofrer de desidratação e perda de apetite.

Cuidados com o gado

A orientação da Acrimat deixar os animais em pastos com maior sombreamento e revisar e limpar os bebedouros para que o gado tenha acesso a água limpa e fresca a qualquer hora.

Manzi destaca que é necessário evitar manejar os animais. Mudança de pasto, manejo no curral ou embarque que cause maior estresse no animal. Caso haja necessidade, é preferível escolher as horas mais frescas do dia.

No quesito transporte em veículos, a orientação é que os motoristas viagem no final da tarde ou à noite. Durante o dia, se for necessário o transporte, o pecuarista deve orientar o motorista para que estacione o veículo de transporte em locais sombreados e ventilados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461614/visualizar/