Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 22 de Setembro de 2023 às 18:56
Por: Gabriel Duenhas - Especial para o GD

    Imprimir


A banana, uma das frutas mais tradicionais em Mato Grosso, também é a mais consumida do planeta. Nesta sexta-feira (22), celebra-se o Dia Mundial da Banana, mas você sabe quais os seus benefícios? Para explicar, a reportagem do conversou com uma nutricionista, que trouxe algumas curiosidades sobre o alimento, que movimenta a economia, dá força e nutrientes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o maior produtor de banana da América do Sul e o 4º maior do mundo. O país é responsável pela produção de 7,1 milhões de toneladas da fruta por ano, sendo a maioria destinada para o mercado interno.

Conforme o Instituto, 500 mil empregos diretos são gerados pela bananicultura, grande parte desenvolvidos pela agricultura familiar. Além disso, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), mostram que cada brasileiro consome em média 25 kg de banana por ano.

Reprodução

Bananas quantidade

Benefícios

Segundo Mayara Thaís, nutricionista clínica e esportiva, "a banana é rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, muito comum popularmente ser associada com a prevenção da câimbra, mas não é apenas no desconforto muscular que o consumo da banana apresenta benefício. Entre várias vantagens nutricionais, a fruta ajuda a regular o fluxo intestinal, auxilia na saciedade entre as refeições, na redução da pressão arterial, ajuda prevenir a depressão e a reforçar o sistema imunológico, e pode ser um ótimo pré-treino devido ao seu fornecimento rápido de energia."

Reprodução/ Redes Sociais

Nutricionista Mayara Thaís

Mayara Thaís, nutricionista clínica e esportiva.


Mayara também destaca a banana é produzida o ano todo, e ao preferir o consumo das frutas da estação, é possível reduzir a ingestão de compostos químicos, como agrotóxicos.

Juanan Tamayo Ramos/ Shutterstock.com

Variedades de bananas

"Apesar de trazer excelentes benefícios, existem grupos de pessoas que podem apresentar problemas relacionados ao consumo da fruta, como indivíduos com alergia ao látex, que são mais propensos a ter alergia à banana. Os diabéticos também devem ter cuidado, dando preferência à banana-maçã visto que é um dos tipos que possui menor quantidade de carboidrato", destacou.

Outro grupo que também precisa ter cuidado com a fruta é aquele que conta com a taxa de potássio muito alta, visto que uma das maiores qualidades da banana é ser rica em potássio. "Caso os níveis do mineral esteja elevado no organismo, pode causar hipercalemia, resultando em dores no peito, batimentos cardíacos irregulares, dificuldades de respirar, cansaço, sensação de sonolência, náusea ou vômito," ressalta a especialista.

Curiosidade

Nutricionista chama a atenção para aqueles que tiram os "fiapos" da banana quando vão consumir. Segundo a profissional, esses fiapos se chamam floemas, de suma importância para o organismo.

"No floema estão os nutrientes (vitaminas e minerais) de modo mais concentrado, ou seja, esses 'fiapos' são pura fibra. Com isso, eles auxiliam no funcionamento do intestino, regulação dos índices glicêmicos dos alimentos e ajudam na saciedade."

Reprodução/ Redes Sociais

Banana com fiapos

Sorvete fit para driblar o calorão de Cuiabá


Ingredientes

Duas bananas bem maduras, congeladas e fatiadas, polpa de fruta da sua preferência e adoçante.

Modo de preparo:
Bata a banana congelada até ficar em ponto de sorvete, acrescente a polpa desejada e bata mais e em seguida adicione o adoçante a gosto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461617/visualizar/