Puxada por alimentos, indústria tem melhor desempenho em 12 meses O resultado positivo foi novamente graças ao desempenho dos setores de produtos alimentícios, como o de carnes de bovinos
A produção industrial de Mato Grosso cresceu 5,9%, na variação acumulada nos últimos 12 meses, sendo o melhor desempenho do País.
As indústrias do Estado também registraram alta de 5,4% em julho deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), mostram que o setor teve o quarto melhor desempenho do Brasil, atrás somente do Rio Grande do Norte (50,7%), Espírito Santo (31,7%) e Pernambuco (8,9%).
Por outro lado, a média nacional apontou recuo de 1,1%.
O resultado positivo foi novamente graças ao desempenho dos setores de produtos alimentícios (que inclui produtos derivados de soja, carnes de bovinos, aves e suínos frescas ou refrigeradas), cuja alta foi de 10,7% quando comparado com o mesmo mês de 2022.
“A indústria de alimentos se mantém aquecida. O aumento do consumo interno e a abertura de novos mercados para a proteína animal mato-grossense contribuíram com esse crescimento”, destaca a superintendente da Fiemt, Fernanda Campos.
Outro setor que se manteve em crescimento, de 1,29 pontos percentuais, foi o de produtos químicos (fertilizantes minerais ou químicos das fórmulas npk).
Os demais segmentos demonstram queda na produção industrial.
Comparando o mês de julho com o mês imediatamente anterior, a produção industrial teve recuo de 1,3%, o que não compromete o saldo positivo do acumulado do ano na indústria em Mato Grosso.
Comentários