Quem ganha e quem perde com o resultado da eleição na AMM Léo Bortolin se viabiliza para eventual disputa em 2026; Mendes e Janaína se fortalecem
O resultado da eleição para presidente da AMM (Associação Mato-Grossense dos Municípios), nesta segunda-feira, (2) pode significar o fotalecimento para alguns agentes políticos.
É o caso do próprio prefeito de Primavera do Leo Bortolin (MDB), eleito para presidir a entidade, que se cacifa para uma disputa a estadual ou federal em 2026.
Sua vitória, diante de Neurilan Fraga (MDB), também significa o fortalecimento do governador Mauro Mendes (União), que oficialmente ficou neutro na disputa, mas que deixou clara a sua preferência por Bortolin - a exemplo da primeira-dama Virgínia Mendes, que se posicionou publicamente.
Felipe Lima/ Assessoria
Leo Bortolin abraça Janaina Riva, ao receber notícia que é o novo presidente da associação
A deputada estadual Janaina Riva (MDB), uma das articuladoras da campanha de Bortolin, também sai fortalecida.
Ela agiu nos bastidores e interferiu na eleição nos moldes do que fazia seu pai José Riva, quando era presidente da Assembleia Legislativa. Riva foi decisivo na primeira vitória de Neurilan Fraga na AMM em 2014.
Com vistas ao Senado, Janaina segue o mesmo rumo do pai, longe de ser oposição ao Governo Mauro Mendes e com foco no apoio de prefeitos e vereadores.
Enfraquecidos
A derrota de Neurilan acabou enfraquecendo o MDB e prefeitos como Emanuel Pinheiro; José Carlos do Pátio (PSB), de Rondonópolis; e o de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB). Este, inclusive, foi retirado da Comissão Eleitoral da AMM pela proximidade que tem com Neurilan.
Comentários