Bombeiros combatem há 3 dias dois incêndios no Pantanal Um incêndio é no km 19 da Transpantaneira e o outro em uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas
Equipes dos bombeiros continuam os trabalhados de combate a dois incêndios no Pantanal de Mato Grosso, um no km 19 da Transpantaneira e outro em uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas.
Inclusive, nessa sexta-feira (6) usaram o avião da corporação para o despejo de água para tentar apagar as chamas.
Na Transpantaneira, duas equipes foram deslocadas para região na terça-feira (3), após a detecção do incêndio pelos satélites de alta tecnologia da SSC (Sala de Situação Central) do BEA (Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.
Já nesta quinta-feira (5), foi feito um reforço com mais duas equipes e dois aviões do GAVBM (Grupo de Aviação Bombeiros Militar).
Segundo o comandante do BEA, tenente-coronel Marco Aires, a plataforma dos Bombeiros foi essencial para o deslocamento imediato das equipes.
Na fazenda, o incêndio é monitorado desde segunda-feira (2). Nesta quinta-feira, três equipes deram início ao combate indireto com a construção de aceiros para impedir o avanço da frente de incêndio.
De acordo com o comandante do BEA, a região onde o incêndio está localizado é de difícil acesso por terra. Por isso, contaram com o apoio de um avião do CIOPAer na área para fazer o translado das equipes de uma fazenda vizinha para o local onde estão sendo construídos os aceiros.
O comandante do BEA ainda explicou que o helicóptero está sendo usado nas duas ocorrências para sobrevoar a região e planejar as estratégias de combate que estão em andamento.
Além disso, que a integração entre as forças de segurança tem sido fundamental para que possam combater o incêndio.
Comentários