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Economia
Sábado - 07 de Outubro de 2023 às 05:54
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

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Comerciantes animados com vendas para Dia das Crianças
Comerciantes animados com vendas para Dia das Crianças

Considerada uma das datas importantes do calendário comercial e também do setor de serviços, o Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12 de outubro, deve impactar diversos segmentos da economia provocando uma movimentação financeira de R$ 412 milhões nas lojas do Estado.

As cifras, que foram projetadas pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF/MT), mostram ainda que 43% dos entrevistados pretendem consumir na data, com uma média de gastos de R$ 339,61, que representa 83,24% a mais do que o apurado no mesmo período do ano passado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de setembro de 2023, com 508 entrevistados em 32 municípios do Estado e busca compreender o comportamento de consumo dos mato-grossense para a data comemorativa. A margem de erro estimada é de 3% para mais ou para menos.

Conforme entidade, esta é uma data importante para os setores do comércio e serviços, tendo uma diversificação de segmentos a serem impactados positivamente: desde loja de brinquedos a viagens.

A pesquisa revela que 57% dos entrevistados irão presentear as crianças com brinquedos, seguido de 25% que irão comprar roupas e/ou acessórios. Eletrônicos somam 4%, e diversão fora do domicílio tem participação de 2%. As demais citações somam cerca de 3%, dentre elas viagens. Os que responderam que ainda não sabem somam 8%.

Entre os que não consumirão na data, cerca de 71% disseram que não comemoram, outros 15% apontaram indisponibilidade de tempo, outros 14% atribuíram condições financeiras e quase 1% citou distância geográfica, ou seja, não mora no mesmo local que a criança que deseja presentear.

Com relação ao valor médio de gastos, a projeção aponta aumento no comparativo com o ano anterior, refletindo relação entre o cenário do emprego e renda no Estado, como o crescimento econômico das cidades, já que as compras tendem a ser realizadas em quase 90% nas lojas locais.

LOJAS FÍSICAS – Cerca de 70% dos entrevistados que irão realizar compras planejam ir em lojas do Centro da cidade, outros 10% pretendem comprar em sites ou aplicativos, mesma participação de shoppings centers, lojas de bairro e autônomos ou vendedores independentes somam 9%.

Entre as formas de pagamento mais citadas, estão o cartão de crédito e dinheiro com 47% e 26%, respectivamente. O PIX e o cartão de débito aparecem com 12% cada.





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