Emissão de RG está suspensa em MT Novo modelo facilita entrada em países do Mercosul; Serviço deve voltar no dia 16/10.
O serviço de emissão de novas carteiras de identidade (RG), está suspenso em todo Mato Grosso até a próxima segunda-feira (16). A suspensão é para acrescentar novas informações aos documentos, já que o sistema passa por atualizações.
O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi implantado em fevereiro desde ano em todo o estado. Uma das atualizações é que a carteira agora "junta" os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF).
Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido, se enquadrando nos padrões internacionais, com o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com as mudanças, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.
A volta das emissões estava prevista para quarta-feira (11), mas pelo feriado no dia 12, a previsão é que volte na próxima segunda-feira (16).
A demora na emissão tem provocado o atraso de processos burocráticos, como o andamento na a liberação de visto ou passaporte.
Como solicitar
As novas carteiras serão emitidas nas unidades do Ganha Tempo e o atendimento deve ser realizado mediante agendamento através do site da unidade. Para a solicitação do documento, basta levar o número do CPF, e a certidão de nascimento ou casamento civil.
No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais, com os documentos de identificação.
A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula e digital, após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão
Comentários