Inmet e Defesa alertam para calor 5°C acima da média
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para onda de calor em Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso. Aviso é de que os termômetros vão atingir 5ºC acima da média por período de 3 a 5 dias nesta semana.
Aviso também partiu da Defesa Civil de Cuiabá, que encaminhou mensagem de texto aos cuiabanos comunicando risco à saúde. Alerta recomenda evitar exposição ao sol a partir desta terça-feira (17) até sábado (21).
Termômetros vão chegar a registrar máxima de 44ºC. Nesta terça e quarta-feira (18) as máximas atingem 41ºC. Na quinta-feira (19) chegará a 42ºC. Na sexta-feira (20) o calor bate os 43ºC. Já no sábado, a previsão é de 44ºC e será a maior temperatura registrada este ano até o momento.
Segundo o Ministério da Saúde, o calor excessivo causa cansaço, taquicardia, mortes por hipertermia, infartos, derrames, agrava problemas cardíacos, desmaios, inchaços e tonturas. Todos esses sintomas são chamados de “estresse térmico” e podem afetar também órgãos como o cérebro, rins e pulmões.
Por isso, o Ministério dá dicas para reduzir os danos causados pelas altas temperaturas.
- beber bastante água;
- usar roupas largas e chapéu para proteger a cabeça;
- andar pela sombra;
- não ficar exposto ao sol nos horários de 10h às 16h;
- tomar banhos frios;
- evitar o uso de bebida alcoólica e cafeína – contribuem para desidratação;
- usar protetor solar;
Comentários