Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Outubro de 2023 às 06:47
Por: Primeira Página

    Imprimir


Ruan Gabriel/TVCA

As altas temperaturas registradas em Mato Grosso nos últimos dias estão prejudicando o plantio de soja em alguns municípios do Estado, segundo a Aprosoja-MT(Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso).

Design sem nome 2023 10 19T164506.162Lavoura de soja em Primavera do Leste. (Foto: Ruan Gabriel/TVCA)

Ainda segundo a instituição, alguns produtores já estão relatando que vão precisar fazer replantio, pois o calor comprometeu o desenvolvimento inicial das lavouras.

De acordo com o Aproclima, projeto de monitoramento climático da Aprosoja, algumas regiões têm registrado temperaturas acima de 44°C, como alguns municípios da região Sul. Por outro lado, parte dos sojicultores tem atrasado o plantio para evitar prejuízos.

“Já temos relatos de replantio. Muitas lavouras precisam urgente de água nos próximos dias, sob risco de se perder”, afirmou o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore.

Ainda segundo Cadore, as lavouras poderão ter uma redução na produtividade em razão do calor, além de o atraso comprometer o plantio do milho de segunda safra, semeado logo após a colheita da soja.

Design sem nome 2023 10 19T164537.409

Sol forte e calor prejudica lavouras de soja em Mato Grosso. (Foto: Ruan Gabriel)

De acordo com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a semeadura da oleaginosa está mais de 6% atrasada em relação ao mesmo período do ano anterior. Até a última sexta (13), a semeadura havia alcançado 35,09% da área prevista, contra 41,35% na temporada anterior.

A região mais atrasada em relação à temporada anterior, conforme o Imea, é a Sudeste, que alcançou 23,9% do plantio na última sexta. Na mesma data do ano anterior, a semeadura já havia alcançado 45,24%, atraso de 21,33 pontos percentuais.

Nesta safra, os agricultores de Mato Grosso devem plantar 12,22 milhões de hectares, com uma produtividade estimada em 59,70 sacas por hectare e uma produção de 43,78 milhões de toneladas, queda de 3,39% em relação ao ano passado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461927/visualizar/