Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 20 de Outubro de 2023 às 06:51
Por: Claryssa Amorim/Gazeta Digital

    Imprimir


Acusada de integrar grupo que desviava recursos da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, a secretária da pasta, Daniela Galhardo, foi afastada do cargo dias após ter áudio vazado, no qual reclamava de salário e chamava o prefeito da cidade, Roberto Dorner (Republicanos) de "gagá". Ela é um dos alvos da Operação Cartão-Postal, deflagrada nesta quinta-feira (19).

"Aquele velho é 'gagá' né. Não deve lembrar nem quem é quem. Acho que o máximo que ele lembra ali é o Cristian. Ele me cumprimentou 3 vezes, você acredita? Eu não vou nem perder o meu tempo de falar com ele, vou falar com o Robson", dizia Daniela no áudio encaminhado a outra servidora e que vazou nos últimos dias (ouça no final da matéria).

Em outro áudio vazado na última semana, antes da operação onde é apontada como integrante de organização que desviou mais de R$ 87 milhões da Saúde, Daniela reclamava do salário como secretária e diz que não vive dele "há muitos anos". Remuneração a qual ela se refere é no valor de R$ 14.730,93, de acordo com o Portal Transparência da Prefeitura de Sinop. No portal, ela aparece como servidora concursada no cargo de Técnica de Enfermagem, mas exercia a função de secretária de saúde.

"Eu também estou lascada. Quem trabalha na prefeitura é isso. Salário nunca aumenta, só diminui e eles sempre querem ferrar a gente pra pedirmos exoneração, então não dá pra contar com esse salário. Eu, há muitos anos, não conto com esse salário, tanto que é que não sobrevivo com esse salário da prefeitura. Eu estou focada na empresa que, agora, só tive gastos, ainda não tive lucro, mas sei que no começo é assim mesmo (sic)", disse no áudio (ouça no final da matéria).

Outra polêmica que ela se envolveu ao ser citada como articuladora para a exoneração do então secretário de Saúde, Valério Gobatto. Em uma mensagem no WhatsApp, ela pede para uma pessoa fazer montagem em uma foto de Valério com a legenda: "fora abobado da Saúde".

Reprodução

secretária daniela galhardo

Recentemente, gestão de Daniela foi criticada pelos moradores de Sinop, indignados com a morte de 5 crianças, sendo duas delas por falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

Em março deste ano, um advogado da cidade chegou a pedir o afastamento de Daniela, da Secretaria de Saúde. Porém, foi recusado durante sessão na Câmara Municipal de Sinop por 11 vereadores.

Em 14 de março deste ano, a servidora afastada atropelou uma pessoa na faixa de pedestre. Conforme relatos de testemunhas, ela estava visivelmente alcoolizada, porém não foi confirmado. A vítima sofreu alguns ferimentos na cabeça e foi encaminhada ao hospital.

Operação Cartão-Postal

O esquema consiste em fraudar as prestações dos serviços de saúde da cidade, para ter lucro e realizar os repasses para os líderes do esquema. Foi apontado ainda que a mesma organização venceu novas dispensas ocorridas entre outubro e novembro de 2022 e abril e maio de 2023, dando continuidade aos trabalhos na cidade até a presente data.

Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) apontou que há, desde junho de 2022, uma organização criminosa instalada e atuante na pasta.

A organização é bem estruturada, com clara hierarquia, divisão de tarefas entre os componentes e com “sofisticado esquema de atuação em conexão com o Poder Público Municipal”, aponta a Deccor.

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) afirmou que, apesar de ter sido pego de surpresa com a operação, ele está tranquilo. Ele afirma ainda que não vai aceitar atos de corrupção em sua gestão e que, caso seja comprovada as fraudes investigadas, os envolvidos vão “pagar pelos seus atos”.

Ouça o áudio:






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/461928/visualizar/