Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 31 de Outubro de 2023 às 06:24
Por: Adriano Fernandes/Primeira Página

    Imprimir


erca de 50 mil estudantes em todo o país terão de fazer a prova do Enem 2023 em data posterior aos dias de aplicação do exame – 5 e 12 de novembro. Estes candidatos estão em um universo de aproximadamente 1% dos inscritos que foram designados para locais de prova, que ficam a mais de 30 quilômetros de suas residências, contrariando norma do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para saber se você está entre eles, basta consultar o local de designação na Página do Participante, clicando aqui.

enemmmmEstudante fazendo a prova do Enem. (Foto: Alexandre Campbell/Reprodução/AgênciaBrasil)

Os inscritos que estão nesta situação e que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame poderão fazer a prova, nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente.

Para os outros candidatos as provas serão realizadas, normalmente, em 5 e 12 de novembro.

O Inep disponibilizará, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

Em nota o instituto informou que o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados. A maioria dos candidatos afetados com o erro vivem em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Ainda conforme o Inep não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada.

Em Mato Grosso do Sul uma estudante, de 17 anos, vai ter que enfrentar 239 quilômetros de viajem de Jardim até Campo Grande após escolher, por engano, a capital como local de prova.

“Quando eu entrei eu fiquei em pânico, eu já estava tensa, nervosa por causa da prova em si. Aí descubro que fui designada para um local muito longe de casa. Calculei com a minha mãe, só de passagens, nos dois finais de semana, vamos ter que pagar cerca de R$ 800,00”, conta a estudante, que terá a identidade preservada.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462033/visualizar/