Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 31 de Outubro de 2023 às 06:30
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Comissão da Câmara de Vereadores realizou uma fiscalização surpresa em unidades da rede municipal de Educação
Comissão da Câmara de Vereadores realizou uma fiscalização surpresa em unidades da rede municipal de Educação

Após denúncia, uma comissão da Câmara de Vereadores fiscalizou nesta segunda-feira (30), escolas municipais e o almoxarifado da educação, em Cuiabá. Vários problemas foram encontrados, como centenas de materiais escolares amontoados ao ar livre, obra paralisada, falta de refeitório e de ar-condicionado.

Não é descartada a possibilidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Educação. A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, também deve ser convocada pela Câmara para prestar esclarecimentos e informar as providências a serem tomadas.

A comissão formada por 11 vereadores chegou de surpresa nas unidades com o objetivo de identificar se de fato há uma entrega satisfatória aos alunos, professores e a comunidade. A expectativa era percorrer cerca de 10 escolas municipais, incluindo, creches.

Além das unidades escolares, o grupo esteve no almoxarifado. Na parte externa do local, foram encontrados diversos materiais descartados, como carteiras, cadeiras giratórias, máquinas de xerox e até geladeiras. A situação foi considerada um absurdo pelo presidente Chico 2000 (PL). “Têm materiais novos jogados no tempo. Um absurdo”, disse.

Segundo informações de funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME), estes tipos de materiais são enviados anualmente, mas sempre são realizados leilões destes objetos, que estão no local há mais de um ano.

Para o vereador Dilemário Alencar (Podemos) vários itens que estavam empilhados poderiam ser recuperados e reutilizados. “Olha o tanto de material. Olha só cadeiras boas que poderiam ser recuperadas, recicladas. É o dinheiro da educação na lata do lixo”, disse.

Além do acúmulo de materiais, outros problemas foram encontrados, como na Escola Municipal Osmar Cabral, onde a obra de reforma da quadra esportes está parada e falta de refeitório. “Nós vimos uma quantidade enorme de material que dava para fazer um parque bom aqui”, comentou.

Outro problema verificado foi a falta de ar-condicionado ou de aparelhos funcionando. “O ar-condicionado não está girando a hélice e dentro da sala de aula super calor. Nós recebemos várias denúncias de pais e das próprias crianças, que mandam cartinhas”, disse.

Para Alencar, é um descaso com a educação. “Praticamente todos os aparelhos da escola municipal do Bairro Osmar Cabral não funcionam e as crianças pigando suor e num grau de insalubridade imenso”, completou lembrando que os aparelhos não estão funcionaram em uma época de extremo calor registrado na Capital. A Prefeitura não se posicionou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462035/visualizar/