Comércio varejista de Mato Grosso perde fôlego e encolhe 4,6% Dois segmentos tiveram alta: artigos farmacêuticos (crescimento anual de 0,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%).
A 9ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que analisou os dados de setembro, aponta queda de 4,6% do volume de vendas do Estado de Mato Grosso, na comparação anual.
Ainda em relação aos números, a retração no Estado foi uma das maiores no período, no Brasil.
O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, em parceria com o Instituto Propague.
Nove estados registraram alta na comparação ano contra ano: Tocantins (9,4%), Espírito Santo (3,3%), Pará (2,6%), Santa Catarina (1,6%), Mato Grosso do Sul (1,4%), Rondônia (1,2%), São Paulo (1,0%), Paraná (0,7%) e Minas Gerais (0,4%).
Com relação às quedas os destaques são: nas regiões Norte e Nordeste: Amapá (14,5%), Amazonas (9,1%), Alagoas (8,4%) e Rio Grande do Norte (8,3%); nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Rio Grande do Sul (7,3%), Distrito Federal (5,2%), Mato Grosso (4,6%) e Goiás (2,5%).
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos.
São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo.
O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
“Quando observamos o indicador nacional do índice de varejo, é importante destacar, contudo, que após meses de atividade econômica inferior a 2022, o comércio varejista segue ainda pressionado e mais meses de dados são necessários para confirmar o estabelecimento de uma tendência positiva. No entanto, é inegável que esse desempenho recente melhora as nossas perspectivas para o último trimestre do ano, um período importante para o setor, com datas como a Black Friday e o Natal“, afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
DESTAQUES POR SEGMENTO – Entre todos os segmentos, dois apresentaram alta, sendo um deles o de artigos farmacêuticos, com crescimento anual do volume de vendas de 0,6%.
Com este resultado o setor se consolida como um dos segmentos mais estáveis e de melhor performance no ano.
O outro que cresceu no volume de vendas foi o de móveis e eletrodomésticos (1,6%).
Outros quatro não conseguiram alcançar resultados positivos, com a maior queda registrada no setor de livros, jornais, revistas e papelaria (12,7%).
Material de construção (1,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e tecidos, vestuários e calçados (0,8) também tiveram quedas.
SEGMENTOS ANALISADOS – O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:
1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos
2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
3) Livros, jornais, revistas e papelaria
4) Móveis e eletrodomésticos
5) Tecidos, vestuários e calçados
6) Material de Construção.
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