Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 04 de Novembro de 2023 às 07:47
Por: Meu Bicho e Eu Petlove

    Imprimir


Seu pet é do tipo que fica assustado com festas de final de ano, tempestades e finais de campeonatos devido aos fogos de artifício? Ou ele fica ansioso quando fica sozinho em casa ou quando precisa ir ao médico-veterinário? Seja qual for o problema, calmantes para cães sempre são uma alternativa, por isso, é comum que os tutores se perguntem se pode dar valeriana para cachorro.

Essa planta é conhecida por causar efeito sedativo e calmante nos humanos, portanto, fica a dúvida se é seguro oferecer valeriana para pets, né? Mas calma, vamos te explicar tudo nesse post. Bora conferir!


O que é valeriana?
A valeriana é uma planta medicinal, popularmente conhecida por seus efeitos calmantes e sedativos, capaz de auxiliar problemas de saúde como insônia, estresse e ansiedade. Podemos encontrar suas propriedades em diferentes formas: comprimidos, chás, óleos essenciais e cápsulas.


Para que serve a valeriana?
Mas a valeriana para que serve para os pets? Basicamente, ela traz um efeito parecido com o que acontece com os humanos. Essa planta promove tranquilidade e sensação de prazer, além de ajudar a relaxar os músculos, diminuindo espasmos e dores.

Além disso, a planta serve para aliviar fobias, incluindo medo de fogos, de tempestades e de interação social com outros pets. E tem mais: a valeriana para ansiedade também é uma boa alternativa natural para os peludos.

Quando posso dar valeriana ao meu cachorro?
Essa plantinha pode ser sua aliada em diversos momentos da rotina do pet que sofre com algum problema de ansiedade, insônia, nervosismo, estresse ou medo, por exemplo. Idas ao médico-veterinário, viagens, alterações no ciclo do sono podem ser um grande problema para o cãozinho, mas com um calmante como a valeriana, as tensões podem ser aliviadas.

Mas atenção: a valeriana é um calmante natural que pode ser ofertado desde que na medida certa e com a orientação de um médico-veterinário.

Recomendações para antes do tratamento com valeriana
Antes de oferecer um calmante para o seu pet, é importante que um médico-veterinário seja consultado. O profissional irá avaliar o caso do pet e entender se uma abordagem natural é realmente o caminho ideal ou se é necessário um tratamento diferente.

Episódios de ansiedade, estresse ou insônia podem ser sintomas de problemas mais graves. Por isso, antes de medicar o pet é preciso que um profissional avalie o caso. Assim, se a valeriana for de fato o medicamento ideal para a situação do seu filho de quatro patas, poderá ser ofertada de modo seguro e correto.

Outro ponto importante a ser ressaltado, é que a valeriana, apesar de segura, pode fazer mal ao seu pet caso ele esteja tomando outros medicamentos ou suplementos e se tiver que tomar uma anestesia nos próximos 14 dias. Por isso, não deixe de conversar com um médico-veterinário para oferecer a planta de modo seguro.

Benefícios da valeriana para cachorro
Graças às suas propriedades sedativas e relaxantes, a planta pode ajudar o pet em diversos momentos do dia a dia. Entre os benefícios da valeriana para cachorro estão:

Relaxa os músculos;
Ajuda a combater a insônia;
Ameniza episódios de medo e estresse;
Auxilia a controlar a ansiedade;
Opção de calmante natural para cães


A valeriana pode trazer benefícios para cães que sofrem de ansiedade de separação, fobias, dificuldade de interação social e estresse ao sair de casa, por exemplo. Por isso, vale a pena testar essa abordagem natural com o seu cachorro, porém, sempre seguindo a orientação de um médico-veterinário.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462087/visualizar/