Prefeitura decreta emergência e restringe até lavagem de carros Medida tomada pela Prefeitura de Tangará da Serra busca minimizar a falta de água no Município
O prefeito de Tangará da Serra (a 244 km de Cuiabá) Vander Masson decretou situação de emergência até o próximo dia 31 de dezembro ou enquanto durar o período de seca no município, que sofre com a falta de chuvas.
Ações que garantam a qualidade e a potabilidade da água coletada para consumo da população local
De acordo com o decreto, os níveis dos reservatórios hídricos da cidade encontram-se abaixo dos padrões para a época do ano, exigindo "ações que garantam a qualidade e a potabilidade da água coletada para consumo da população local”.
A medida de emergência visa sensibilizar a população para a utilização consciente do recurso hídrico e evitar o desabastecimento.
A medida de racionamento foi imposta a partir de observações realizadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMEA).
O decreto terá validade até o dia 31 de dezembro ou até a normalização do nível pluvial, seguindo os parâmetros nacional e local.
Dentre as restrições estabelecidas, ficarão proibidas à população a irrigação de lavouras agrícolas, irrigação de jardins domiciliares com água do sistema público de abastecimento, a lavagem de veículos com mangueiras, lavagem de calçadas externas, além de outras formas de desperdício de água.
A fiscalização será realizada pelos órgãos ligados à Prefeitura e caso seja comprovado o descumprimento das medidas, a pessoa notificada poderá ser penalizada com advertências, multas e corte no abastecimento de água.
Comentários