Café num costuma "faiá"! Produção familiar do grão aumenta 102% em MT Impulsionados pelo Governo do Estado, agricultores familiares recebem mudas e kits de irrigação de café.
A produção de café no Estado de MT dobrou em relação a 2019, quando foram colhidas 121,4 mil sacas de café. O trabalho realizado por diversos órgãos de apoio aos agricultores familiares, possibilitou que em 2023 cerca de 245,8 mil sacas do grão fossem colhidas.
Lavoura de café. (Foto: Reprodução)O Governo tem atuado através do Programa MT Produtivo Café entregando mudas e kits de irrigação para agricultores familiares.
Segundo o Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) esses incentivos ajudaram não somente na produção, como também na expansão das áreas cultiváveis, tornando os espaços de produção mais favoráveis ao manejo.
Atualmente, 31 municípios mato-grossenses produzem café, sendo que os cinco maiores deles são: Colniza, Juína, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu.
Quanto mais o Estado incentiva a produção dentro de nossas divisas, mais o produto chegará com qualidade nas nossas mesas, podendo inclusive posteriormente ter aceitação fora dele. É o que defende a secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso.
O fortalecimento da produção familiar de café aquece nosso mercado, afinal café quentinho e forte num costuma faiá, né?
Comentários