Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 16 de Novembro de 2023 às 17:07
Por: Cíntia Borges e Enzo Três/Mídia News

    Imprimir


Midia News
O governador em exercício, Otaviano Pivetta, que falou sobre os focos de incêndio no Pantanal
O governador em exercício, Otaviano Pivetta, que falou sobre os focos de incêndio no Pantanal

O governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) citou o temor com o incêndio de grandes proporções que atinge o Pantanal mato-grossense.

Pivetta visitou a área queimada região de Poconé (102 km a sudoeste da Capital) na quarta-feira (15) junto ao secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia e a secretária de Estado de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti.

As queimadas no Pantanal são intensas, pois o bioma tem uma biomassa vegetal que fica embaixo da vegetação. Segundo Pivetta, a característica piora o cenário e é preciso contar com chuvas na região para que o incêndio seja controlado.

“Fato é que o pantanal tem condições singulares de acesso e dificuldades de toda ordem. Alí tem muita biomassa, especialmente subterrânea. O fogo ressurge surpreendentemente”, disse.


“Nós sobrevoamos ontem uma área vasta do pantanal, são muitos os focos de incêndios. Mas nosso pessoal está na frente do combate, muito bem planejado. Vamos torcer para que a chuva venha logo e nos ajude, porque sem chuva é muito difícil acabar com o incêndio”, emendou.

Vamos torcer para que a chuva venha logo e nos ajude, porque sem chuva é muito difícil acabar com o incêndio”

Conforme dados do Programa de Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), somente nas últimas 48 horas foram registrados 243 focos de incêndio em Poconé.

Pivetta negou que tenha havido morosidade do Governo do Estado em encaminhar homens ao local.

“O governo se mobilizou imediatamente ainda no mês passado. Tivemos a impressão que vencemos os incêndios, mas ressurgiram focos. Temos uma capacidade limitada”, disse.


Reforço

O Governo do Estado já encaminhou mais de 100 homens ao local e trabalha em conjunto com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate aos incêndios no Pantanal.

As ações contam ainda com o apoio de três aviões da Defesa Civil do Estado, helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e Ibama, 11 barcos, viaturas e caminhões-pipa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462230/visualizar/