Pouco crédito e inadimplência interferem no consumo das famílias Pesquisa constatou que mais de 1/3 dos consumidores relataram dificuldade para obter crédito, o que demonstra uma delicada balança entre oportunidade e restrição
Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) o índice de intenção de consumo das famílias se manteve estável em novembro deste ano, na comparação com o mês anterior. O indicador está em 104,9 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos.
Famílias relatam dificuldade de acesso ao crédito. (Foto: reprodução)Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar da queda dos juros trazer um impulso positivo às condições de acesso ao crédito, a preocupação com a inadimplência e a redução do crédito no mercado impactaram negativamente o indicador.
No entanto, dos sete componentes analisados, cinco tiveram resultados positivos em relação a outubro deste ano, com destaque para a avaliação sobre o acesso ao crédito (0,4%).
Ainda segundo Tadros, em meio a essa diferença, a pesquisa constatou que mais de 1/3 dos consumidores relataram dificuldade para obter crédito, o que demonstra uma delicada balança entre oportunidade e restrição neste contexto econômico.
Dois componentes tiveram queda: perspectiva profissional (-0,5%) e perspectiva de consumo (-0,9%).
Na comparação com novembro de 2022, a ICF apresentou alta de 17,9%, com resultados positivos para todos os componentes: emprego atual (10,3%), renda atual (17,5%), nível de consumo atual (23,5%), perspectiva profissional (11,6%), perspectiva de consumo (24%), acesso ao crédito (7,5%) e momento para a compra de bens duráveis (51,1%).
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