“Situação pode ser caótica; produtores terão prejuízo gigante” Prefeito destacou interesse da AMM em firmar estratégias de prevenção e combate aos danos causados
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), afirmou que as condições climáticas enfrentadas em Mato Grosso estão prejudicando principalmente os pequenos produtores.
Temos produtores que estão no terceiro replante e produtores que já desistiram dessa safra
Mato Grosso sofre a influência do El Niño, que é um evento causado pelo aquecimento das águas do Pacífico equatorial, mudando a circulação atmosférica e ajudando a bloquear a circulação de frente frias. Esse contexto fez com que, em novembro, o Estado ultrapassasse a temperatura média em 5°C.
“Temos produtores que estão no terceiro replante e produtores que já desistiram dessa safra. Isso trará um prejuízo econômico gigante não só para os Estados, mas principalmente para os municípios, porque o dinheiro do pequeno produtor é principalmente o que mantém a cidade”, afirmou Bortolin, que é prefeito de Primavera do Leste.
Segundo o presidente da AMM, produtores rurais se queixam da incerteza de produtividade que ronda o agronegócio.
Por causa disso, ele disse que pretende elaborar estratégias de prevenção e reparo de danos climáticos quando assumir o comando da instituição, em janeiro.
“A situação pode ser caótica. Já está crítica para os produtores rurais e quem corre o risco são os municípios. É dinheiro que vai sair da circulação”, afirmou.
“Temas como esse a diretoria (da AMM) deve levar para a discussão da frente agro e traçar políticas públicas com a Assembleia Legislativa e Governo do Estado. Ainda não temos uma aliança estratégica, mas devemos levar essa ideia e ano que vem apresentarmos”, concluiu.
Comentários