Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Novembro de 2023 às 07:30
Por: Petlove

    Imprimir


Valter Campanato Agência Brasil

Para quem ouve um gatinho miando ou é tutor de primeira viagem, é bem comum se perguntar sobre o miado de gato. Se você está curioso sobre esse assunto, veja algumas explicações que podem te ajudar na hora de se comunicar com seu bichano!


Comunicação dos gatos: o miado de gato significa alguma coisa?


Já se perguntou se o miado de gato significa algo? Pois a resposta é: sim! O miado é uma forma que os felinos têm de se comunicarem com os humanos, e cada tipo de miado pode falar algo sobre o que ele está sentindo ou precisa.

Mas, nem sempre é fácil entender o jeito que os gatinhos tentam se comunicar com a gente, né? Por isso, nessa hora, temos que prestar bem atenção no seu comportamento para saber como identificar miados de gatos.

Como identificar miado de gatos?
Identificar miado de gatos pode ser uma tarefa fácil. Isso porque o convívio com seu felino irá te mostrar o significado de cada tipo de miado. Por exemplo: se você atende mais às necessidades do seu bichano quando ele mia alto, ele provavelmente irá aderir a esse tipo de som para te chamar. O seu pet irá se adaptar para que a comunicação de vocês seja a melhor possível.

Cada gato irá se comunicar de um jeito diferente dependendo da sua raça ou da sua personalidade. Você pode ter um gatinho mais falante ou mais quietinho, e isso tudo você irá perceber ao longo da convivência.


Tipos de miado de gato
Existem mais de 70 tipos de miados de gatos, ou seja, é difícil explicar exatamente o que significa cada um deles. Porém, existem alguns sons que são mais frequentes entre os bichanos e que com certeza você ouve e quer saber o significado.

Confira:

Miado alto
Quando seu gato está miando alto e comprido, pode significar que ele quer algo de imediato, como sua atenção. Ou seja, ao ver seu felino reproduzindo esse tipo de miado, vá dar um carinho e brincar com ele.

Porém, atenção! Pois esse sinal, assim como outros que veremos nesse post, podem significar dor. Então, se atente se o felino apresenta outros sinais.

Já se o seu gato é filhote e mia alto e agudo, é como se ele estivesse fazendo um pedido de ajuda para sua mãe. Pode significar que ele está com alguma necessidade como fome, por exemplo.

Miado baixo
Se seu gato está miando baixo e curto pode ser que ele esteja querendo te dizer que está com fome. Se for baixo e longo, ele pode estar com alguma outra necessidade que precise da sua ajuda ou da sua atenção como a caixinha de areia suja/ inacessível ou bebedouro vazio.

Miado longo e em excesso
Quando o gato mia de forma grave ou longa e em excesso é porque ele está reclamando de algo como, por exemplo: uma porta fechada ou comedouro vazio. Além disso, esse miado por ser reproduzido durante brigas e em casos de dor. Por isso, preste atenção em todo o contexto.

Miado curto
O miado curto dos gatos é a forma deles de te dizer “oi”! E caso o cumprimento seja feito repetitivamente e com mais intensidade, é porque ele está muuuuito contente em te ver!

Miado médio
Outro tipo de miado de gato é o médio. Quando feito de forma constante, significa que o seu bichano quer algo. É quase como um “ei, me dê comida” ou “quero petisco”, por exemplo.

E quanto a outros sons como ronronar, murmurar e bufar?
Além dos tipos de miado de gato que citamos aqui, existem outros sons que são curiosos e possuem seus significados.

O ronronar, por exemplo, quer dizer que seu felino está gostando daquele momento e se sente confortável. Também é um som que pode ser usado pelas mamães para acalmar seus filhotes.

Já o murmurar é um som com significado suuuper fofo! Ele parece uma mistura do ronronar, miar e grunhir e é feito quando seu gato quer demonstrar gratidão ao seu tutor ou que está satisfeito com algo que foi feito para ele como ter ganhado um carinho ou um petisco.

O som de bufar, que é quando o gato mostra seus dentes e demonstra uma postura mais agressiva, é sinal de que ele está irritado, com medo e quer distância para se proteger. Isso acontece, principalmente, quando o felino se sente ameaçado e é acompanhado por sinais corporais como pelos eriçados e costas arqueadas.

Quando o gato está bravo, outro som que ele pode emitir é o de rosnar. Nesse momento, o melhor é não ficar perto para não irritar ainda mais o pet.

Ao mostrar que está feroz e estressado, o seu felino também pode fazer sons de grunhidos. Porém, se for feito de forma frequente, pode significar que ele está com uma dor muito forte.

Outro som que os gateiros podem escutar é o uivado. Sim, gatos podem reproduzir esse som para mostrar que estão em perigo ou que precisam de ajuda urgente.

Um som curioso que os gatos fazem e tem significado é o de gargarejo. É um miado curto e gaguejante que mostra que seu gato quer algo, mas não consegue. Um misto de frustração e excitação. Pode ser feito quando seu felino vê um pássaro pela janela ou um mosquito no alto da parede.

Quando as gatas estão na época do desmame com seus filhotes, é possível ouvir um tipo de miado diferente. Chamado de gorjeio, é uma vocalização ascendente e mais curta. Também é usada como forma de cumprimento.

Já um outro miado que com certeza até quem não é gateiro já ouviu é o som de gato no cio. Quando estão na época de acasalamento, as gatas miam de forma alta e estridente para chamar a atenção de gatos machos.


Conviva para entender o miado de gato
É por meio dos miados que os felinos conseguem demonstrar suas emoções e necessidades para nós humanos. Os gatos podem fazer diversos sons e adaptá-los para se comunicarem melhor com você. Por isso, a melhor forma de entender o seu bichano é convivendo com ele.

Preste bem atenção em alterações. Caso seu pet seja do tipo que não mia muito e de repente começa a miar com frequência, pode ser sinal de algo não vai bem, por isso, fique atento a essas mudanças e a miados altos e frequentes. Caso note essas mudanças bruscas, leve seu felino para uma avaliação no médico-veterinário.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462332/visualizar/