PT escolhe Lúdio Cabral pré-candidato; falta "aval" do PV e PCdoB A próxima etapa é garantir o apoio da Federação Brasil da Esperança, formada pelo próprio PT, PV e PCdoB
O deputado estadual Lúdio Cabral foi o escolhido para ser o pré-candidato do PT, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2024.
A escolha ocorreu durante o encontro de delegados, na tarde deste sábado (2).
Dos 152 delegados eleitos, 151 se credenciaram e todos votaram pela pré-candidatura de Lúdio.
Sua adversária, a ex-deputada federal Rosa Neide, que não compareceu ao encontr e não obteve voto.
O encontro teve ainda um ato de filiações e apresentação de pré-candidatos ao cargo de vereador em Cuiabá.
Com a definição partidária, o nome de Lúdio vai ser apresentado à Federação Brasil da Esperança, que reúne ainda o PV e o PC do B.
Depois, o pré-candidato vai buscar partidos aliados do presidente Lula (PT) para construir um arco de alianças.
“Encerramos a primeira temporada dessa construção da pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Ainda há um longo caminho de diálogo com a federação e com partidos aliados do governo federal. O PT precisa apresentar candidatura e um projeto de mudança para disputar a Prefeitura de Cuiabá nas próximas eleições. Temos que debater soluções para os problemas de Cuiabá e para realizar os direitos da população”, disse Lúdio.
Além dos petistas, compareceram ao encontro líderes de partidos aliados, entre eles o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec (PSB), a professora e presidenta estadual do PC do B, Patricia Nogueira, o presidente estadual do PSol, José Roberto, e os dirigentes estaduais da Rede Sustentabilidade Nilton Pereira Pinto e Miguel Costa.
Apesar de vencer essa nova fase, há ainda outra batalha para que, de fato, Lúdio possa ser candidato no ano que vem.
A próxima etapa é garantir o apoio da Federação Brasil da Esperança, formada pelo próprio PT, PV e PCdoB.
Outro pré-candidato é o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), que seria o nome da preferência do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
A diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, que também é pré-candidata do PT, já havia afirmado que não compareceria ao evento.
Ela seguiria determinação do Diretório Nacional do partido, para evitar racha, considerando que há uma resolução que estabelece o prazo de até abril do ano que vem para que o nome dos candidatos às disputas municipais pelo PT possam ser definidos.
Comentários