Injeção de dinheiro novo cria expectativa no varejo de Mato Grosso A expectativa é de que R$ 2,5 bilhões sejam utilizados nas compras de fim do ano e no pagamento de contas
Quase R$ 5 bilhões deverão ser injetados na economia mato-grossense, nessa reta final do ano, com o pagamento do 13º salário.
No comércio, a expectativa é de que cerca de R$ 2 bilhões a R$ 2,5 bilhões sejam utilizados pelos consumidores para compras de final do ano, e o restante para pagamento de contas.
Numa ampliação da análise, é esperado que, desse valor direcionado ao consumo, cerca de R$ 800 milhões sejam contabilizados pelo comércio de confecções.
Os dados fazem parte do estudo do Núcleo de Inteligência de Mercado, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), em Mato Grosso.
O 13º salário deve beneficiar cerca de 1,45 milhão de pessoas no Estado, com média de R$ 3.091 de abono, por trabalhador.
A pesquisa revela que, na Capital, por exemplo, a maioria das pessoas entrevistadas, 34,8%, confirmou que irá utilizar o benefício para pagar dívidas e contas.
Já outra parcela da população, representada por 25,6%, irá utilizar o recurso para compras diversas, 22,9% pretendem economizar, 5,4% vão gastar com viagens e 11,3% ainda não sabem.
O pagamento deve ser feito em duas parcelas, entre novembro e dezembro.
Pelo menos metade do 13º salário deve ser pago aos trabalhadores entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, conforme a Lei 4.090/1962.
A data-limite é o dia 30 de novembro.
A segunda parcela deve ser paga no máximo até 20 de dezembro.
Se o salário do trabalhador tiver sido reajustado depois do pagamento da primeira parcela, ele deve receber a diferença com a segunda parcela.
CONSUMO - Em relação a segunda parcela, 38,6% dos entrevistados pretendem fazer compras diversas com o valor, 17,3% irão pagar dívidas e contas, 22,8% pretendem economizar, 6,4% viajar e 14,9% não sabem.
“Tradicionalmente, a primeira parcela é direcionada para pagamento de dívidas, são muitas as oportunidades de negociação com o credor nesse período do ano. Outros 25,6% planejam fazer compras, mas também tem quem pense em economizar (22,9%) e isso mostra que as pessoas estão começando a se preocupar mais com o planejamento financeiro “, disse o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja. “Na segunda parcela, 38,6% estão de olho nas compras, o que acaba direcionando cifras para as vendas no período natalino, onde para o comércio é um ótimo momento de lucrar mais”, disse Granja.
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