Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Dezembro de 2023 às 11:00
Por: Giordano Tomaseli/Midia News

    Imprimir


Feriado em Cuiabá, o 8 de dezembro é celebrado pela Igreja Católica como o Dia da Imaculada Conceição de Maria, um dogma da Igreja segundo o qual a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção. Assim, o catolicismo professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado, sendo cheia de graça divina.

Ela é considerada por muitos como a padroeira de Cuiabá, embora não seja reconhecida oficialmente pela Arquidiocese como tal, pois o Bom Jesus de Cuiabá seria o padroeiro oficial. Porém, ao longo dos anos, sempre foi forte na cidade a devoção pela Imaculada Conceição e a data é feriado municipal desde 2012.

A Imaculada Conceição é padroeira de Portugal e sua devoção foi trazida pelos colonizadores portugueses para o Brasil. Como ainda fazia parte do Reino de Portugal na época, ela também foi considerada padroeira no país e a devoção se popularizou entre a população local.

Em Cuiabá a celebração da data acontece praticamente desde a fundação da cidade. Apesar de já ser considerado um “dia santo” pelos fiéis católicos, a data só teria vindo a se tornar feriado municipal em 1968.


Em 2004, na gestão do então prefeito Roberto França, a data se tornou somente ponto facultativo, tendo seu status revertido para feriado novamente após uma lei de autoria do vereador Néviton Moraes, aprovada em agosto de 2012 na Câmara Municipal.

No ano passado, a data foi considerada apenas ponto facultativo porque a Prefeitura queria compensar as perdas econômicas do comércio decorrente da pandemia.

Um decreto publicado pelo prefeito Emanuel Pinheiro em dezembro de 2022, referente aos feriados municipais da Capital no ano de 2023, recolocou a data como feriado municipal.

Em Várzea Grande pela primeira vez também será feriado. O prefeito Kalil Baracat sancionou em maio deste ano a lei que tornou a data um dia santo, e, portanto, feriado municipal.

A lei formaliza o tombamento dessa manifestação centenária, visando a preservação e conservação de tradição e cultura dos católicos várzea-grandenses, disse a Prefeitura à época.

Pelo menos em três outros municípios mato-grossenses também é feriado, pois têm na Imaculada Conceição a figura da padroeira da cidade. São eles Diamantino, Marcelândia e Querência.

Em ao menos outras onze capitais e dois estados brasileiros a data também é feriado. Nas religiões afro-brasileiras a Imaculada Conceição também é cultuada, sendo sincretizada com os orixás Oxum e Iemanjá, dependendo da região do país.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462486/visualizar/