Nova onda de calor atinge MT a partir desta quarta-feira Pelo menos 8 estados devem registrar o fenômeno que deve se estender até 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que será no dia 22 de dezembro
Prepara-se! Lembra da onda de calor de novembro, que elevou a temperatura em cinco graus acima da média? Pois ela deve se repetir em dezembro em Cuiabá e no interior de Mato Grosso.
De acordo com a previsão, uma nova onda de calor que está se formando no Brasil e os termômetros devem subir a partir de quarta-feira (14), atingindo pelo menos 8 estados. Inclusive, ela deve se estender até 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que será no dia 22 de dezembro.
Veja estados que vão registrar temperaturas acima da média (Foto: Reprodução)A previsão é de que os termômetros se aproximem dos 40°C no sul de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, no norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.
A onda de calor ocorre quando a temperatura sobe cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Esta já é a quinta consecutiva registrada no país. As anteriores foram em agosto, setembro, outubro e novembro.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteologia), em Cuiabá, a temperatura média do mês de novembro foi de 31,5°C, ficando 3,6°C acima da Normal Climatológica, que é de 27,9°C.
Além disso, a média da temperatura mínima mensal foi de 25,8°C, ficando 2°C acima da Normal, que é de 23,8°C e a média da temperatura máxima foi de 38,8°C, ficando 4,8°C acima da Normal, que é de 34°C.
A maior temperatura máxima foi de 42°C, ocorrida no dia 13.
Onda de calor
Segundo a Climatempo, a formação da onda de calor é um processo: vai se formando aos poucos e se nenhum outro evento faz baixar a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força.
Apesar de atingir 8 estados, nessa nova onda de dezembro as máximas mais altas devem ser registradas no Centro-Oeste do país nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Registro do sol em Cuiabá no dia de recorde de calor. (Foto: Thiago Andrade)No restante do país, a previsão é de calor dentro da média.
Faltam pouco mais de dez dias para o Verão, que começa em 22 de dezembro. Com isso, a Terra fica mais exposta ao Sol e com uma temporada de poucas chuvas há menos nuvens para impedir a passagem de tanto calor.
As temperaturas devem subir ao longo da semana nos demais estados, mas não como na onda de calor. Em novembro, durante a última onda, o Rio de Janeiro chegou a 42,5°C e São Paulo a 37,7°C – recordes históricos de temperatura. Segundo o Climatempo, isso não deve se repetir durante o período nesses estados.
Comentários