Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 13 de Dezembro de 2023 às 12:12
Por: Cíntia Borges/Midia News

    Imprimir


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso agendou para a próxima segunda-feira (18), às 9h, a sessão que escolherá cinco novos desembargadores: quatro na vaga de merecimento e um na de antiguidade.

Em outubro, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, comunicou que abriria nove novas cadeiras de desembargadores. Destas, duas destinadas ao quinto constitucional – uma para Ordem dos Advogados do Brasil e outra para o Ministério Público Estadual (MPE).

A intenção é dar posse aos novos desembargadores após o recesso, em fevereiro.

Na sessão agendada para a segunda, o pleno do TJMT – composto por 30 desembargadores – escolherá ainda a lista tríplice do MPE que será submetida ao crivo do governador Mauro Mendes (União).


Para essa vaga concorrem os promotores de Justiça Marcos Regenold, Lindinalva Rodriguez e Wesley Sanchez Lacerda; e a procuradora Eunice Helena Rodrigues de Barros.

Juízes de carreira

No fim de outubro, o pleno escolheu os juízes Graciema Ribeiro de Caravellas e Sebastião de Arruda como novos desembargadores para a vaga de antiguidade.

O terceiro magistrado mais antigo é o Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, que também concorre a vaga por merecimento. Deste modo, se não for escolhido por merecimento, o magistrado deverá ingressar na vaga por antiguidade. A quarta na lista de antiguidade é a juíza Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo.

Além dos dois, concorrem à vaga por merecimento os magistrados Paulo Sergio, Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Sergio Valério, Abel Balbino Guimaraes, Márcio Aparecido Guedes, João Bosco Soares da Silva, Valmir Alaércio dos Santos, Jones Gattass Dias, Ester Belém Nunes, Lúcia Peruffo, Paulo Márcio Soares de Carvalho, Anglizey Solivan de Oliveira, Aristeu Dias Batista Vilella, Luís Aparecido Bortolussi Júnior, Alexandre Elias Filho, Eulice Jaqueline Da Costa Silva Cherulli, Antônio Veloso Peleja Júnior, Milene Aparecida Pereira Beltramini, João Alberto Menna Barreto Duarte e Marcos Aurélio dos Reis Ferreira.

Para o critério de merecimento, os 30 desembargadores da Corte dão nota de 0 a 100 a todos os juízes inscritos. Eles levam em consideração informações sobre a produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura.

Vaga da OAB

Para a vaga destinada ao quinto da OAB disputam 15 nomes da advocacia mato-grossense. A lista sêxtupla será escolhida em sessão pública no próximo dia 20 com membros do Conselho Pleno, sendo três homens e mulheres.

Disputam a vaga: Gláucia Amaral, Helio Nishiyama, Flaviano Taques, Abel Sguarezi, Ana Lucia Ricarte, Antonio Eduardo da Costa e Silva, Armando Biancardini Candia, Carlos Odorico Dorileo Rosa Junior, Dinara de Arruda Oliveira, Pio da Silva, Jorge Henrique Franco Godoy, José Luiz de Aguiar Bojikian, Juliana Zafino Isidoro Ferreira Mendes, Marden Tortorelli e Valério Mazzuoli.

A lista é encaminhada ao governador Mauro Mendes, que escolherá o indicado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462550/visualizar/