Criminosos voltam a criar site falso do Detran para aplicar golpes Autarquia já havia emitido um alerta sobre o esquema criminoso, que rouba dados de contribuintes
Golpistas voltaram a criar um site falso do Detran Mato Grosso (Departamento Estadual de Trânsito) e da Sefaz (Secretaria de Fazenda) com objetivo de colher informações de contribuintes mato-grossenses.
O site em questão é o secretariafazendamt.com, com o layout idêntico ao da autarquia de trânsito, porém o endereço eletrônico é diferente do site oficial.
O site oficial do Detran é o https://www.detran.mt.gov.br/.
Nos primeiros meses deste ano, a autarquia emitiu diversos comunicados alertando sobre a falsificação.
Em abril, o Detran afirmou que os golpistas criaram um site falso (www.licenciamento-detran.site/MT) que oferecia descontos para quem escolhesse pagar por Pix o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Em maio, o mesmo golpe foi identificado, desta vez por meio do endereço criminoso sefazmtgov.com.
Segundo a Secretaria de Fazenda à época, quando o consumidor faz a consulta com os dados do veículo, o site falso apresenta uma tela semelhante ao do licenciamento.
Na página é apresentado um QR Code falso para pagamento via Pix, com desconto. Se for pago, o valor é repassado para conta corrente de criminosos.
Para que o cidadão não caia no golpe, a orientação da Pasta é atenção redobrada na hora de pagar o IPVA ou licenciamento.
“O boleto para o pagamento deve ser emitido apenas nos sites e canais de atendimento oficiais da Secretaria de Estado de Fazenda e do Detran, além do aplicativo MT Cidadão e do portal de serviços do Governo de Mato Grosso”, dizia a Pasta em nota.
Comentários