Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Dezembro de 2023 às 15:18
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


De acordo com o oncologista clínico da Oncomed-MT, Giulliano Castiglioni, observar a pele regularmente é crucial para identificar lesões suspeitas
De acordo com o oncologista clínico da Oncomed-MT, Giulliano Castiglioni, observar a pele regularmente é crucial para identificar lesões suspeitas

Mato Grosso tem registrado recordes de temperatura nos últimos meses.

Para amenizar o calor extremo e o sol escaldante, os mato-grossenses têm apostado na hidratação.

Porém, outra preocupação deve ser o cuidado com a pele.


Isso porque o principal fator de risco para todos os tipos de câncer de pele é a radiação ultravioleta (UV), que induz a lesões no DNA. O dano produzido pelas radiações é cumulativo.

No Estado, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 2.330 novos tumores de pele, entre os tipos não melanoma e o melanoma por ano até 2025, sendo 1.100 em homens e 1.230 em mulheres.

No Brasil, são estimados 220 mil novos casos da doença por ano, no triênio 2023 a 2025.

Conforme o Inca, a neoplasia de pele não melanoma é a mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Já o melanoma de pele é considerado mais agressivo, pois possui alta possibilidade de se espalhar para tecidos e órgãos vizinhos.

Ainda no Estado, em relação ao câncer não melanoma, os dados do Inca apontam para o registro de 1.060 novos casos (57,53/100 mil) da doença, entre os homens e 1.200 novos diagnósticos (66,80/100 mil) entre as mulheres.

Quanto ao tumor melanoma, estima-se 40 casos (2,38/100 mil), entre o público masculino e 30 (1,83/100 mil) entre gênero feminino.

De acordo com o oncologista clínico da Oncomed-MT, Giulliano Castiglioni, observar a pele regularmente é crucial para identificar lesões suspeitas.

“Para identificar possíveis sinais de câncer de pele do tipo melanon

a, recomendamos o uso do ABCDE, que consiste em critérios para avaliar as características de uma lesão cutânea”, disse, por meio da assessoria de imprensa.

“Cada letra representa um aspecto a ser observado, sendo eles: assimetria, bordas irregulares, cor, diâmetro e evolução”, completou.

Segundo ele, aplicar esse questionário durante a autoavaliação e consultar um especialista são passos fundamentais para a saúde dermatológica.

Para o tratamento, a cirurgia é uma das modalidades mais indicada para o câncer de pele, principalmente, em estágio iniciais.

No procedimento cirúrgico, a área afetada pelo tumor é retirada.

Para casos mais avançados e para o tipo melanoma, o tratamento varia de acordo com o tamanho e estadiamento da doença.

Nessas situações, além da cirurgia, outras modalidades de tratamento como a imunoterapia e drogas alvos podem ser indicados.

Apesar da alta incidência, quando o câncer de pele é descoberto na sua fase inicial, as taxas de cura são altíssimas, o que torna mais relevante a campanha “Dezembro Laranja”, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Neste ano, o “Dezembro Laranja” tema “Seu sol, sua pele, sua proteção”.

Entre as dicas da prevenção, é preciso ter cuidado redobrado nos indivíduos de pele e olhos claros ou aqueles que tenham exposição ao sol por motivos de trabalho, lazer e esporte.

Outra orientação é evitar a exposição ao sol entre 11 horas da manhã e 15h, quando os raios ultravioletas estão no pico da radiação.

O protetor solar é indicado, sendo necessária a reaplicação a cada duas horas.

Vale também o uso de chapéus, bonés e óculos de sol são itens indispensáveis para a proteção.

Para trabalhadores rurais ou da construção civil, é recomendado o uso de camisas de algodão de manga comprida, além do uso de capacetes.

Também há peças do vestuário que possuem proteção contra os raios ultravioletas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462614/visualizar/