Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Dezembro de 2023 às 11:29
Por: Primeira Página

    Imprimir


O trabalho infantil no Brasil aumentou, isso é o que mostra os dados divulgados nessa quarta-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para além desse fato, a pesquisa mostra ainda que o contingente de crianças nessa situação vinha caindo desde 2016, com 2,1 milhões, chegando em 2019 a 1,8 milhão em situação de trabalho infantil.

Todavia em 2022, o número subiu para 1,9 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos exercendo atividades remuneradas e não remuneradas.

Foto trabalho infantilCrianças e adolescentes em situação de trabalho aumenta. (Foto: Ilustrativa | Crédito: Agência Brasil)

Segundo a coordenação do IBGE, é importante ressaltar que nem toda a atividade configura necessariamente esse problema social.

Ainda, para a OIT (Organização Internacional do Trabalho), trabalho infantil é “aquele perigoso, prejudicial para a saúde e o desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfere na escolarização.”

Recortes sociais evidenciam o problema

Outro dado – evidenciado pela pesquisa do IBGE – é que o trabalho infantil no Brasil tem sexo e raça. Quase dois terços são do sexo masculino e cerca de 66,3% são pretos e pardos.

Em 2022, o contingente de crianças e adolescentes que exerciam as piores formas de trabalho no Brasil alcançou a marca de 756 mil.

As meninas em situação de trabalho infantil ganham cerca de 84,4% do que os meninos ganham. E quando o recorte inclui raça, as meninas negras ganham ainda menos.

Atividades durante esta semana alertam sobre o risco da exploração do trabalho infantilMulheres pretas e pardas ganham menos do que as meninas brancas em situação de trabalho infantil. (Foto: Divulgação | Ministério do Trabalho)

Os dados fazem parte de uma Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) contínua que intenta mostrar a situação e a evolução do trabalho infantil no Brasil.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462647/visualizar/