Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 22 de Dezembro de 2023 às 16:17
Por: Por Victória Oliveira, g1 MT

    Imprimir


Registro levou o primeiro lugar no Concurso de Fotografia do Museu do Futebol. — Foto: José Medeiros
Registro levou o primeiro lugar no Concurso de Fotografia do Museu do Futebol. — Foto: José Medeiros

A foto de um garotinho indígena chamado Payawo Ikpeng, na época com 12 anos, fazendo uma jogada conhecida no futebol como 'bicicleta' venceu nessa quarta-feira (20) o primeiro lugar no 1º Concurso de Fotografia do Museu do Futebol, organizado pelo estádio do Pacaembu, em São Paulo. O registro foi feito pelo fotógrafo mato-grossense José Medeiros, na Aldeia Moygu, em Feliz Natal, a 518 km de Cuiabá.

Em entrevista ao g1, José contou que a foto foi feita em 2012 e que passou um ano na região acompanhando um ritual de iniciação das crianças para a fase jovem adulta.

Segundo José, atualmente Payawo está com 23 anos e muito feliz com o alcance do registro. O fotógrafo também contou que documenta essa região há mais de 30 anos.

"Nesse dia eu tinha descido para tomar um banho e as crianças estavam brincando no rio. Quando você está imerso em algo assim, a sua câmera se torna invisível. Você faz parte da história também. Essa foto é única. A notícia do prêmio foi uma alegria imensa. O prêmio é todo dedicado a floresta", disse.

José, que também trabalha como fotojornalista, relatou sobre a importância de um trabalho mais imersivo para a captura de imagens como essa. De acordo com ele, projetos assim fazem com que o fotógrafo "faça parte daquela realidade".

Com o tema “Brincar de Futebol”, as imagens selecionadas para o concurso mostravam diversas representações do futebol, que é tão popular no Brasil, em vários estados do país. Ao todo, foram inscritas 222 fotografias.

Confira outros trabalhos do fotógrafo na região

Registros da Aldeia Moygu - José Medeiros

Registros da Aldeia Moygu — Foto: José MedeirosRegistros na Aldeia Moygu — Foto: José Medeiros4 fotosRegistros na Aldeia Moygu — Foto: José Medeiros

Registros da Aldeia Moygu - José Medeiros





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462656/visualizar/