Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Dezembro de 2023 às 09:54
Por: Primeira Página

    Imprimir


Os motoristas mato-grossenses terão redução de até 5,05% no pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) em 2024, conforme cálculo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o que deve gerar queda nos preços dos automóveis após dois anos seguidos de alta no setor automotivo. A média de queda no valor do imposto é de 2,68%.

Trânsito em Campo Grande (Foto: Bruno Rezende/Governo de MS)

A tabela Fipe foi divulgada pela Sefaz (Secretaria de Fazenda) nessa sexta-feira (29), por meio da Portaria nº 272. A publicação traz o valor venal dos veículos, utilizado como base de cálculo do IPVA, e o valor da alíquota que varia entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, modelo e ano de fabricação do veículo.

O levantamento indica uma redução de 5,05% para caminhonetes e utilitários, 3,87% para automóveis, 3,81% para caminhões, 2,54% para motor-casas, 1,14% para ônibus e micro-ônibus, e 0,65% para motos e similares. Para a composição dos valores venais, foram consideradas a variação dos preços de mercado dos veículos entre os meses de setembro e outubro de 2022 e setembro e outubro de 2023.

Calendário de vencimento

Para o próximo ano, o calendário do IPVA foi mantido com um vencimento único para todos os veículos, independentemente do número final da placa. A data estabelecida foi dia 29 de maio de 2024.

O IPVA 2024 poderá ser pago à vista, com desconto de 10%, ou de forma parcelada, em até oito vezes. Para os contribuintes que participam do Programa Nota MT, ainda pode ser concedido um abatimento de 10%, limitado a R$ 700, que acumula com a redução oferecida por meio do calendário de vencimento.

Para ter o desconto de 10% em cota única, o proprietário do veículo deve pagar o IPVA até o dia 29 de maio de 2024. O prazo é aplicado, também, para a formalização do parcelamento e pagamento da primeira parcela. Após a data, o valor sofrerá acréscimos legais – correção monetária, juros e multas.

A previsão é de que os contribuintes consigam acessar o seu IPVA a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Dúvidas relacionadas ao IPVA podem ser esclarecidas nos canais de atendimento aos contribuintes, disponíveis no site da Sefaz.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462715/visualizar/