Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 05 de Janeiro de 2024 às 10:00
Por: Primeira Página

    Imprimir


O Canjinjin é uma bebida que virou símbolo cultural da primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, e é referência de identidade da comunidade afro-brasileira vilabelense.

Design sem nome 11Canjinjin é produzido por mulheres de Vila Bela da Santíssima Trindade (Reprodução)

Canjinjin é uma bebida de origem africana à base de aguardente, mel de abelha, gengibre, cravo, canela, erva doce, raízes e outros “ingredientes secretos” que eles não contam de maneira alguma. A fórmula é guardada a sete chaves pelas mulheres que o fazem, mas a transmitem às suas herdeiras.

O nome Canjinjin é uma bela homenagem ao príncipe africano Kangingin, filho do rei do Congo.

A sabedoria popular em Vila Bela diz que Canjinjin foi um jovem, forte e belo príncipe africano filho do rei do Congo. Ao batizarem a bebida com seu nome, as mulheres buscaram uma referência masculina para o produto, que dizem ser afrodisíaco na acepção da palavra.

Às margens do Rio Guaporé, Vila Bela foi construída para ser a primeira sede da então capitania de Mato Grosso, em 1751. Mas a consolidação da presença portuguesa na região, aliado ao acesso difícil e às doenças tropicais, acabou fazendo os colonizadores partirem, migrando para Cuiabá.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462770/visualizar/